A parceria entre a SWORD Health e a Universidade de Aveiro tem um valor de 280 mil euros de investimento nos próximos três anos e estende-se a várias áreas de apoio à investigação científica e empreendedorismo.

"Com esta parceria, as duas entidades vão promover um conjunto de iniciativas, nomeadamente laboratórios de ensino, ações de apoio à I&D como estágios e/ou bolsas de estudo, aquisição de equipamento, financiamento de protótipos, entre outros, e a criação de uma cátedra na área da Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou Ciências da Reabilitação", explica a empresa em comunicado.

A aposta no empreendedorismo está também ligada a esta parceria, e aqui o investimento vai refletir-se no financiamento de provas de conceito e em concursos de ideias. Há ainda a promoção de projetos de I&D aplicada para vai permitir que a SWORD Health continue a beneficiar do know-how da instituição de ensino superior para o seu crescimento e implementação no mercado internacional.

A SWORD Health é o mais recente unicórnio português, e o que atingiu o estatuto de unicórnio mais rapidamente. A empresa criou a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas depois de ter sido incubada na UA Incubator, a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro.

Europa está a produzir unicórnios mais depressa e estão a escalar mais rápido
Europa está a produzir unicórnios mais depressa e estão a escalar mais rápido
Ver artigo

As novas terapias digitais desenvolvidas pela empresa portuguesa estendem-se da prevenção até à reabilitação pós-cirurgia, áreas que representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade.

O unicórnio fechou recentemente uma ronda de financiamento no valor de 189 milhões de dólares, que colocou a valorização da startup portuguesa nos 2 mil milhões de dólares, o que fez com  que se tornasse a start-up que mais rapidamente chegou ao estatuto de unicórnio.

A empresa continua a crescer e avançou com a compra da área de software da Bright Technologies. Tem também em curso a contratação de mais de 150 profissionais nas áreas de engenharia e produto.