O anúncio foi feito comunicado pela Agência Espacial Europeia (ESA), parceira da operacionalização do telescópio, a par das congéneres norte-americana NASA e canadiana CSA.
Os testes, concluídos “com sucesso”, foram feitos nas instalações da empresa aeronáutica Northrop Grumman, na Califórnia, e “as operações de embarque já começaram”, indica a ESA no comunicado, sem precisar a data de lançamento, apenas mencionando que será “ainda este ano”.
De acordo com informações anteriores, e após sucessivos adiamentos, o lançamento do James Webb, com o qual os astrónomos esperam obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas, está previsto para 31 de outubro.
Veja na galeria imagens do James Webb:
O telescópio, o maior e mais potente telescópio espacial, será lançado da base da ESA de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo de um foguetão de fabrico europeu Ariane 5, cujos componentes já seguiram viagem por mar.
Espera-se que as operações científicas do sucessor do telescópio espacial Hubble, em órbita há 31 anos, comecem aproximadamente seis meses após o seu lançamento.
Um dos instrumentos do James Webb, que deve o seu nome a um antigo dirigente da NASA, teve o contributo científico da portuguesa Catarina Alves de Oliveira, que trabalha no centro da ESA para a ciência espacial, em Espanha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários