A NASA e a ESA voltaram a adiar a data de lançamento do telescópio espacial James Webb. Dia 31 de outubro era a data marcada, mas um atraso nos trabalhos de preparação obrigou a agência espacial a mover o evento para umas semanas mais tarde. Embora ainda não exista nova data, é provável que o lançamento ocorra nos últimos dias de novembro ou no início de dezembro. Contudo, a nova data só deverá ser oficializada no final do verão.

Neste momento, segundo Beatriz Romero, responsável pelos serviços de lançamento da NASA, há três operações que têm de estar concluídas, antes de o lançamento poder ser considerado viável. São elas o transporte do telescópio para a plataforma de lançamento, o estado do próprio aparelho e as condições do aeroporto espacial.

Telescópio espacial James Webb passa testes de ambiente. Lançamento adiado para outubro de 2021
Telescópio espacial James Webb passa testes de ambiente. Lançamento adiado para outubro de 2021
Ver artigo

Depois de uma intensa fase de testes, a NASA e a principal parceira do projeto, a Northrop Grumman, estão muito perto de remeter o telescópio para a etapa de transporte, o que deverá acontecer no final de agosto. O Webb vai ser lançado de uma plataforma na Guiana Francesa. Preparar o aparelho para o lançamento deverá demorar cerca de 55 dias, a contar desde o dia em que chega ao local.

Há também um problema a resolver com o foguetão Ariane 5, veículo que está designado para transportar o telescópio para o espaço. O aparelho está em terra desde agosto passado, devido a um problema com a proteção da zona de carga. A empresa responsável pelo Ariane 5 afirma que o problema está a ser resolvido, sendo que os testes estão planeados para os meses de julho e agosto.

O sucessor do Hubble pode ainda ficar mais alguns meses em terra caso os casos de Covid-19 aumentem exponencialmente na Guiana Francesa, país onde a vacinação ainda não está a ser feita de forma ampla.

O atraso de algumas semanas é, por esta altura, um pequeno percalço que pouco ou nada impacta o projeto. Recorde-se que o telescópio James Webb começou a ser desenvolvido em 1996 para substituir o Hubble e estava previsto o lançamento em 2007, que acabou por ser adiado para este ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.