A NASA e a ESA voltaram a adiar a data de lançamento do telescópio espacial James Webb. Dia 31 de outubro era a data marcada, mas um atraso nos trabalhos de preparação obrigou a agência espacial a mover o evento para umas semanas mais tarde. Embora ainda não exista nova data, é provável que o lançamento ocorra nos últimos dias de novembro ou no início de dezembro. Contudo, a nova data só deverá ser oficializada no final do verão.
Neste momento, segundo Beatriz Romero, responsável pelos serviços de lançamento da NASA, há três operações que têm de estar concluídas, antes de o lançamento poder ser considerado viável. São elas o transporte do telescópio para a plataforma de lançamento, o estado do próprio aparelho e as condições do aeroporto espacial.
Depois de uma intensa fase de testes, a NASA e a principal parceira do projeto, a Northrop Grumman, estão muito perto de remeter o telescópio para a etapa de transporte, o que deverá acontecer no final de agosto. O Webb vai ser lançado de uma plataforma na Guiana Francesa. Preparar o aparelho para o lançamento deverá demorar cerca de 55 dias, a contar desde o dia em que chega ao local.
Há também um problema a resolver com o foguetão Ariane 5, veículo que está designado para transportar o telescópio para o espaço. O aparelho está em terra desde agosto passado, devido a um problema com a proteção da zona de carga. A empresa responsável pelo Ariane 5 afirma que o problema está a ser resolvido, sendo que os testes estão planeados para os meses de julho e agosto.
O sucessor do Hubble pode ainda ficar mais alguns meses em terra caso os casos de Covid-19 aumentem exponencialmente na Guiana Francesa, país onde a vacinação ainda não está a ser feita de forma ampla.
O atraso de algumas semanas é, por esta altura, um pequeno percalço que pouco ou nada impacta o projeto. Recorde-se que o telescópio James Webb começou a ser desenvolvido em 1996 para substituir o Hubble e estava previsto o lançamento em 2007, que acabou por ser adiado para este ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários