Sem nomes sonantes de estrelas a bordo, como os três primeiros voos, a Blue Origin levou ao espaço mais seis turistas. O voo tem vindo a ser adiado nos últimos dias devido às más condições meteorológicas, mas a empresa de Jeff Bezos estava confiante que hoje estavam reunidas as condições para a viagem.

Todas as preparações tinham sido concluídas com sucesso, sendo o estado do tempo a única condicionante para o lançamento do New Shepard, uma vez que os astrónomos estavam a prever uma tempestade eletromagnética para esta quinta.

Cerca de 45 minutos antes do voo, previsto para as 14h15 (hora de Lisboa) a tripulação subiu a bordo da nave, após luz verde do diretor de voo, Nicholas Patrick. A comitiva do NS20 subiu a gigantesca torre de lançamento do foguetão não faltando o já tradicional toque de sino, aguardando a contagem final. 10 minutos antes do lançamento o foguetão foi separado da sua base, para iniciar os preparativos finais do lançamento.

Veja na galeria as imagens do voo:

O countdown final começou com algum atraso, às 14h45 (hora de Lisboa), mas temeu-se que o voo pudesse ser novamente adiado, ouvindo-se os “Go” finais de todas as áreas, até que finalmente Nicholas Patrick deu a autorização final para o início do lançamento. A viagem durou alguns minutos, com o booster do foguetão New Shepard a aterrar suavemente na base passados 7 minutos e meio, seguindo-se a cápsula que aterrou marcavam cerca de 10 minutos desde o lançamento. Os passageiros da cápsula tiveram de aguardar alguns minutos até ser aberta.

A bordo foram seis passageiros, notando-se a desistência de Pete Davidson. A estrela do programa norte-americano Saturday Night Live deparou-se com conflitos de agenda, após a data de voo ter mudado, pela primeira vez, do dia 23 para o dia 29 de março e teve de desistir da experiência.

A tripulação ficou assim formada por cinco clientes “pagos” e um colaborador da Blue Origin: o empresário Marty Allen, o casal filantrópico Sharon e Marc Hagle, o professor universitário Jim Kitchen, o presidente da Commercial Space Technologies George Nield e o arquiteto-chefe do sistema New Shepard Gary Lai - que substituiu Pete Davidson. Anteriormente, na segunda viagem destacou-se a participação do ator William Shatner, o eterno Capitão Kirk dos filmes Star Trek. No terceiro voo, destacou-se a presença de Laura Shepard Churchley, a filha do astronauta americano Alan Shepard, o primeiro americano a viajar para o espaço e a quinta pessoa a caminhar na Lua, em 1971.