Perto de três meses após o lançamento da missão que levou consigo Jeff Bezos e uma tripulação com mais três membros, incluindo o seu irmão e a pessoa mais velha e a mais nova a viajarem para o Espaço, a Blue Origin prepara-se para uma nova partida para o Espaço.
Desta vez, a missão NS-18, que foi adiada para hoje devido a condições meteorológicas menos ideais, vai levar a bordo William Shatner, mais conhecido pelo seu papel do Capitão James T. Kirk dos filmes e série original Star Trek. O ator, com 90 anos, tornar-se-á assim a pessoa mais velha a viajar para o Espaço.
Além de William Shatner, a missão levará também Andrey Powers, vice-presidente das operações e missões de voo da Blue Origin, assim como Chris Boshuizen, cofundador da Planet Labs e antigo engenheiro da NASA, e Glen de Vries, cofundador da Metadata Solutions e piloto de aviões nos tempos livres.
O lançamento decorrerá a partir do Launch Site One no Texas e, a bordo da nave vão também ser transportados milhares de postais da Club for the Future, a fundação da Blue Origin. Se tudo correr como planeado, a nave partirá para o Espaço pelas 15h00 (hora de Lisboa), com o momento a ser transmitido em direto, podendo ser acompanhado através do canal de YouTube da Blue Origin.
Tal como explica Nick Patrick, principal diretor de voo da Blue Origin e antigo astronauta da NASA, está tudo preparado para o voo e, fora dos fortes ventos que se fizeram sentir no início da semana, não existem mudanças significativas a registar.
Ao longo dos últimos dias, a tripulação da missão NS-18 tem vindo a treinar em preparação para o grande momento. “O treino em si foi concebido para fazer três coisas pelos nossos astronautas”, aponta Nick Patrick. Em destaque está o conhecimento dos sistemas de segurança a bordo da cápsula onde a tripulação viajará, preparando-a para responder a situações de emergência.
Clique nas imagens para mais detalhes
O treino serve também para preparar a tripulação para os aspetos mais “inesperados” das viagens espaciais, em particular para nunca voou antes, incluindo ruídos estranhos, a sensação de aceleração do veículo e a movimentação da nave.
Aprender a comportar-se em gravidade zero é outro dos aspetos que não pode ser descurado nos treinos, de modo a que os astronautas consigam movimentar-se dentro da cápsula sem andarem aos pontapés e aos encontrões. “Estou muito confiante de que veremos este treino deu resultado e que estaremos prontos para enviá-los para o Espaço”, afirma o responsável.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários