A Comissão Europeia anunciou hoje o lançamento da European Grid Infrastructure (EGI). Com um investimento previsto de 73 milhões de euros, a EGI, assegura 25 milhões de euros junto da UE que, deste modo, vem facilitar a execução de um projecto que visa garantir o acesso continuo a uma capacidade de computação combinada de mais de 200 mil computadores, espalhados por mais de 300 centros em todo o mundo.


Ao longo dos próximos quatro anos as verbas alocadas ao projecto serão usadas para ligar capacidade de processamento desaproveitada e assegurar a potência necessária para realizar projectos de investigação que exigem elevada capacidade de cálculos no domínio do ambiente, saúde e energia.


"A EGI, a maior infra-estrutura de rede colaborativa de produção jamais criada para a e-Ciência, permitirá às equipas de investigadores geograficamente distantes trabalharem num problema como se estivessem no mesmo laboratório", sublinha a Comissão Europeia numa nota de imprensa.


Projectos como a EGI encaixam nos objectivos da agenda digital europeia, que prevê o reforço das infra-estruturas de I&D europeias. A iniciativa interliga com outra, norteada por objectivos idênticos, de que o TeK já tinha dado nota em Junho, o PRACE. Outra iniciativa relacionada, e percursora do EGI é a Enabling Grid for eScience que terá recebido mais de 100 milhões de euros de investimento da União Europeia ao longo dos últimos 8 anos, sendo hoje utilizada por 13.000 investigadores.


Dados disponibilizados pela CE indicam que um PC está inactivo 60 a 85 por cento do tempo. Ao serviço de uma rede como a EGI, que distribui tarefas informáticas que envolvem grande quantidade de dados pela capacidade de processamento de muitos milhares de computadores, permitem reduzir os períodos de inactividade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.