É verdade que, ao longo das últimas décadas, a tecnologia tem vindo a mudar as nossas vidas: veja-se o exemplo do Natal. Durante a quadra festiva, as prendas tecnológicas têm vindo a tornar-se nas mais pedidas por miúdos ou até mesmo graúdos. No entanto, um recém-publicado estudo da Kaspersky revela que muitos pais e familiares mais velhos não estão tecnicamente preparados para dar uso aos gadgets recebidos.
De acordo com dados disponibilizados pela empresa de segurança, em Portugal, 40% dos pais inquiridos com filhos maiores de 16 anos indica ser inexperiente no que toca às novas tecnologias, sendo que 9% admite que tarda mais de um mês a pôr um presente tecnológico a funcionar por completo.
Perante um mundo cada vez mais tecnologicamente avançado, os mais velhos costumam pedir aos filhos ou parentes mais novos uma ajuda na resolução dos desafios que encontram. Ao todo, 64% dos indivíduos inquiridos que pertencem à geração millennial afirma que já ajudou alguém mais velho a resolver um problema neste âmbito. Embora a maioria dos jovens se sinta obrigado a ajudar, 25% dos millennials inquiridos admitiu evitar certos membros da sua família, por pensar que estes vão “importuná-los” com questões tecnológicas.
O cada vez mais elevado nível de ameaças online está também a preocupar os mais jovens. A Kaspersky indica que 69% dos millennials teme, por exemplo, que os seus pais ou familiares mais velhos sejam vítimas de fraudes online. A maioria dos inquiridos nesta faixa etária receia que, sem os seus conselhos, os seus pais possam “cair nas garras” dos cibercriminosos.
Para evitar as “frustrações tecnológicas” entre pais e filhos, mesmo depois da época natalícia, a empresa de segurança preparou um conjunto de guias online com vários conselhos. Ao visitar a página da Kaspersky, os utilizadores mais velhos podem não só ganhar mais conhecimento, mas também, desfrutar dos seus gadgets sem depender dos mais novos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários