A Consumer Electronic Association (CEA) anunciou que as imagens, televisões e projetores com resoluções até agora denominadas por 4K, ganham a denominação de Ultra High Definition ou Ultra HD. As marcas que quiserem usar a etiqueta de UHD nos produtos terão que respeitar algumas regras impostas pela entidade.

O Ultra HD serve de designação para resoluções 4K de 3840x2160 pixéis e para resoluções 8K de 7680x4320 pixéis. Para efeitos de marketing, a CEA exige que os produtos tenham pelo menos uma entrada com capacidade nativa para transmitir em Ultra High Definition 4K sem recurso a reconversões.

A norma destina-se sobretudo ao mercado das televisões, que terão também que garantir um aspeto de 16:9, semelhante ao das HDTV atuais, mas com quatro vezes mais qualidade.

"Esta nova terminologia e os atributos recomendados vão ajudar os consumidores a orientarem-se melhor nos mercados para encontrar a televisão que melhor dá resposta aos seus interesses", disse em comunicado o presidente de CEA, Gary Shapiro. Em maio a União Internacional das Telecomunicações aprovou o standard para as UHDTV.

As televisões 4K foram uma das grandes atrações da IFA 2012 e "são o próximo passo no futuro da televisão" em termos de qualidade de imagem. O conceito deve demorar a ganhar adesão por parte dos utilizadores, muito por causa dos preços proibitivos destes equipamentos que podem chegar aos 19 mil euros. Para Portugal a Sony anunciou a chegada de um televisor 4K no final do ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico