Esta semana a Google anunciou que diferentes fabricantes tinham assumido o compromisso de revelar os seus primeiros Chromecasts desenhados de raiz para experiências de cloug gaming e a Acer foi a primeira a apresentar o seu modelo. Uma ironia que a revelação tenha sido feita alguns dias depois da gigante tecnológica ter anunciado o encerramento do seu serviço Stadia. Mas ao mesmo tempo salientando que o GeForce Now da NVidia seria o serviço principal das máquinas, mas obviamente que é compatível com o Luna da Amazon e o Xbox Cloud Gaming da Microsoft, entre outros.

A Lenovo revelou agora o IdeaPad Gaming Chromebook, o seu primeiro portátil dedicado a cloud gaming, apresentando um ecrã com 16 polegadas. E é alimentado pelo ChromeOS, o sistema operativo nativo dos Chromebooks da Google. Considerando que o processamento não é feito na máquina, mas sim na computação em cloud, os jogadores podem jogar qualquer título disponível nos referidos serviços.

Veja na galeria imagens do portátil:

O ecrã tem uma taxa de refrescamento de 120 Hz, prometendo maior precisão a nível de cor e brilho, assim como um rácio de imagem de 16:10. O computador é alimentado por um processador Intel Core i5, mas mais importante, suporta conetividade Wi-fi 6E2, para que tenha acesso a ligações mais rápidas, logo mais fluidas do cloug gaming.

Outro aspeto que se destaca nesta geração de Chromecasts para gaming é o seu teclado RGB, com retoiluminação em quatro zonas. A tecnologia anti-ghosting garante que não se perde informação de um único toque das teclas. Ainda sobre o teclado, este não se resume ao gaming, tendo teclas afastadas para ser confortável a escrever, para que o portátil seja também utilizado no trabalho ou escola.

A marca destaca ainda o seu design fino, mas robusto, salientando que com 16 polegadas de tamanho, este não chega aos 2 kg. A sua tampa superior utiliza materiais de alumínio anodizado, tornando-o mais resistente. O computador conta com uma webcam de alta resolução com obturador de privacidade, que tanto pode ser utilizado numa videochamada como numa streaming enquanto joga.

Acer apresenta Chromebook para gaming. Tem teclado RGB mas “apenas” dá para jogar em cloud
Acer apresenta Chromebook para gaming. Tem teclado RGB mas “apenas” dá para jogar em cloud
Ver artigo

No interior tem ma bateria com uma autonomia para 11 horas, assim como 8 GB de RAM e armazenamento interno SSD PCIe de 512 GB. O sue painel conta ainda com a certificação TÜV Rheinland na redução das emissões de luzes azuis nocivas aos olhos.

Juntamente com o computador, a Lenovo também tem disponível o seu serviço de apoio avançado Lenovo Premium Care, com suporte 24/7 de acesso a técnicos de reparações rápidas ou assistência.

O Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook de 16 polegadas apenas chega ao mercado entre fevereiro/março de 2023, por 999 euros.