Atenção colecionadores e entusiastas da tecnologia: se querem ter uma parte da história, não só tecnológica como espacial, então devem participar no leilão que garante a memória do primeiro computador a ir ao espaço.

A Random Access Non-Destructive Readout (RANAM), como é chamada, voou a bordo da missão Gemini 3 que teve como principal objetivo testar tecnologias para futuras missões espaciais da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês).

O componente eletrónico orbitou o planeta Terra a 23 de março de 1965 e fez parte do computador a bordo da missão Gemini 3 - o primeiro a usar um processador da IBM feito totalmente em silício. O equipamento pesava cerca de 26 quilogramas, ocupava uma área de 1,35 metros/cúbicos e conseguia fazer sete mil cálculos por segundo.

Até à missão Gemini 3 a reentrada da nave espacial no planeta Terra era gerida a partir da estação de controlo no planeta e só com esta missão é que foi controlada pela própria tripulação com a ajuda de um computador próprio.

Destaca ainda para o facto de a Gemini 3 ter sido a primeira missão espacial com dois astronautas.

As licitações já vão nos 1.300 dólares, o equivalente a 1.175 euros, no site da Heritage Auctions. O leilão vai decorrer exclusivamente online até ao dia 5 de novembro, passando depois no dia 6 ao dia de licitações finais também em formato físico.