A Acer admitiu que está a trabalhar num netbook que será suportado no Android, o sistema operativo da Google para dispositivo portáteis. Com lançamento previsto para o terceiro trimestre do ano, o equipamento vai manter as características do Aspire One de 10 polegadas à venda no mercado, nomeadamente o processador Atom. Só substitui o Windows XP.

O modelo demonstrado na Computex funcionava em dual bot com Windows XP, mas a fabricante garante que a versão a comercializar terá apenas o Android, em combinação com um sistema operativo numa versão Linux. Para levar o Android para o netbook, a Acer está a trabalhar em parceria com a Insyde Software, também asiática.

Recorde-se que ainda há dias a Canonical anunciou que está a trabalhar para levar o Android para o PC, desenvolvendo um ambiente operacional que adapte as definições dos programas criados para a plataforma às características do netbook.

A Acer ainda não fornece informações sobre o preço do novo modelo, mas adianta que será mais barato que a actual versão com Windows XP.

Na feira asiática foram mostrados netbooks de outros fabricantes com a mesma intenção de levar o Android para o PC, mas com opções tecnológicas diferentes ao nível do processador. Estas opções alternativas, suportadas em microprocessadores da ARM, são segundo a descrição das empresas que as apresentaram mais eficientes energeticamente, oferecendo maior longevidade de bateria, relata a imprensa internacional.