Os primeiros satélites do programa espacial europeu que vai fornecer dados precisos sobre a localização de objetos ou pessoas na Terra serão lançados esta manhã, quando forem 11:30:26 em Portugal. O momento pode ser acompanhado em direto online.

O lançamento dos dois primeiros satélites operacionais da constelação Galileo estava previsto para ontem, mas foi adiado para esta manhã, devido a um problema técnico que obrigou a suspender a contagem decrescente para a partida.

Os satélites serão lançados a bordo de um foguetão Soiuz, a partir da Guiana Francesa, mas a operação poderá ser acompanhada em tempo real através do site da Agência Espacial Europeia (ESA), aqui.

O Galileo é o principal programa espacial europeu e será utilizado para implementar um sistema semelhante ao GPS (criado pelos norte-americanos), permitindo identificar de forma precisa, qual a localização de uma pessoa ou de um objeto na Terra.

O programa conta "com a contribuição decisiva de engenheiros portugueses", realça em comunicado a tecnológica GMV, sedeada em Espanha mas com uma base de cerca de 80 colaboradores em Portugal.

A empresa, que colabora com o Galileo desde 2005, é líder nacional em contratos para o programa e destaca o envolvimento das equipas de engenharia em vários projetos, "nos quais detiveram responsabilidade contratual ao segundo nível, abaixo dos construtores de satélites, Astrium e ThalesAleniaSpace".

A GMV "fornece subsistemas do segmento terrestre de missão, principalmente dentro do OSPF (Orbit Synchronisation Processing Facility) e do MDDN MNE (Mission Data Dissemination Network Element), onde software crítico de tempo real é desenvolvido e testado" de acordo com as normas de qualidade da ESA, explica a empresa.

Dentro do OSFP, infraestrutura de Processamento para Determinação e Sincronização de Órbita, a GMV trabalhou no sistema de Monitorização de Controlo em Tempo Real (RTMC) de diversos subelementos, detalha na nota aos meios.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.