
Os primeiros satélites do programa espacial europeu que vai fornecer dados precisos sobre a localização de objetos ou pessoas na Terra serão lançados esta manhã, quando forem 11:30:26 em Portugal. O momento pode ser acompanhado em direto online.
O lançamento dos dois primeiros satélites operacionais da constelação Galileo estava previsto para ontem, mas foi adiado para esta manhã, devido a um problema técnico que obrigou a suspender a contagem decrescente para a partida.
Os satélites serão lançados a bordo de um foguetão Soiuz, a partir da Guiana Francesa, mas a operação poderá ser acompanhada em tempo real através do site da Agência Espacial Europeia (ESA), aqui.
O Galileo é o principal programa espacial europeu e será utilizado para implementar um sistema semelhante ao GPS (criado pelos norte-americanos), permitindo identificar de forma precisa, qual a localização de uma pessoa ou de um objeto na Terra.
O programa conta "com a contribuição decisiva de engenheiros portugueses", realça em comunicado a tecnológica GMV, sedeada em Espanha mas com uma base de cerca de 80 colaboradores em Portugal.
A empresa, que colabora com o Galileo desde 2005, é líder nacional em contratos para o programa e destaca o envolvimento das equipas de engenharia em vários projetos, "nos quais detiveram responsabilidade contratual ao segundo nível, abaixo dos construtores de satélites, Astrium e ThalesAleniaSpace".
A GMV "fornece subsistemas do segmento terrestre de missão, principalmente dentro do OSPF (Orbit Synchronisation Processing Facility) e do MDDN MNE (Mission Data Dissemination Network Element), onde software crítico de tempo real é desenvolvido e testado" de acordo com as normas de qualidade da ESA, explica a empresa.
Dentro do OSFP, infraestrutura de Processamento para Determinação e Sincronização de Órbita, a GMV trabalhou no sistema de Monitorização de Controlo em Tempo Real (RTMC) de diversos subelementos, detalha na nota aos meios.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Jogo de estratégia tática Star Wars: Zero Company inspira-se na série XCOM -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Reve Image é o novo motor de geração de imagens de IA super realistas -
How to TEK
Como eliminar as passwords guardadas no Google Chrome, Edge e Firefox?
Comentários