Depois de mais de cinco anos em testes, Singapura começa a introduzir robots nas suas forças policiais. As autoridades confirmaram a sua viabilidade na utilização do patrulhamento e já estão duas unidades de robots polícia a patrulhar o Terminal 4 do Aeroporto de Changi desde abril, avança o jornal local, The Strait Times.

Os robots têm cerca de 1,7 metros de altura e podem ser utilizados para reforçar cordões de segurança ou para alertar as pessoas durante um incidente antes de outras forças policiais chegarem ao local. Os robots estão equipados com câmaras, sensores, auscultadores, um ecrã e sirenes de alarme, sendo capazes de fazer patrulhamentos autónomos.

Veja na galeria imagens do robot polícia:

Através dos mesmos, a polícia também pode comunicar diretamente com o público sem estar presente no local. O seu mastro extensível pode subir até 2,3 metros de altura, estando equipado com múltiplas câmaras de 360 graus, fornecendo imagens para a sala de operações das autoridades.

Desde que se iniciaram os testes, em fevereiro de 2018, os robots já evoluíram em diferentes gerações de tecnologia. E as suas primeiras versões foram também testados em outros cenários, desde festas na área de Marina Bay e em dormitórios de imigrantes durante os primeiros dias de pandemia de COVID-19 no país, refere o jornal.

Numa demonstração feita ao robot no aeroporto, a polícia viu alguém a largar uma mala junto a um pilar. Durante a sua intervenção, o robot tratou de criar o perímetro, partilhando mensagens sobre a operação em curso. As autoridades dizem que os robots vão ajudar os agentes policiais a tomar melhores decisões da gestão dos incidentes. Estes vão funcionar como olhos adicionais no terreno de operações.