
O Instituto Tecnológico de Karlsruhe (KIT) da Alemanha venceu uma bolsa de investigação suportada pela Google para o desenvolvimento de uma tecnologia de escrita gestual e que pode ser aplicar a vários dispositivos. O Airwriting - escrita no ar, em tradução liberal - é uma forma de grafia tridimensional que pode ser executada com a mão e sem a necessidade de contacto com outro elemento físico.
O segredo está numa luva que enquadra-se na categoria de gadgets "usáveis" como se fossem peças de roupa. O dispositivo está equipado com sensores que capturam movimentos relevantes e traduzem-nos em textos. Até ao momento o sistema já tem a capacidade de reconhecer e traduzir, em letras maiúsculas, frases completas através de um "dicionário" de reconhecimento que tem mais de oito mil palavras.
Os investigadores consideram que os tamanhos reduzidos dos teclados virtuais que são usados atualmente chegam a ser incómodos e que um passo para simplificar o processo da escrita é através da grafia a três dimensões descodificada através de acelerómetros e giroscópios.
A taxa de erro também acaba por ser baixa para um projeto que está em desenvolvimento. Em 11% dos casos o Airwriting não consegue identificar com precisão a palavra que foi escrita, valor que baixa para os 3% de erro quando o dispositivo aprende os modos de utilização da pessoa.
"Ao contrário dos sistemas baseados em câmaras, estes sensors são muito pequenos, móveis e robustos", refere em comunicado um dos estudantes envolvidos na investigação, Christoph Amma. Outra vantagem está na capacidade que os sensores têm em reconhecer os diferentes tipos de movimento - uma letra é reconhecida, mas o movimento de mexer a sopa não.
Em termos de aplicabilidade, o exemplo dado retrata como seria fácil interagir com conteúdos em formato de texto em óculos com pequenos ecrãs, um projeto que está a ser desenvolvido pela gigante dos motores de busca e que teve melhoramentos no interface.
O Google Faculty Research Award atribuído ao KIT tem um valor de 81 mil dólares.
A tecnologia de deteção de movimentos pode marcar o futuro da área mobile e dos computadores pessoais. O Leap Motion é um dos projetos que faz uso dos gestos para controlar tarefas nos PC, enquanto a Sony já introduziu a tecnologia flutuante no Xperia Sola.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários