Portugal volta, este ano, a marcar presença nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI - International Olympiad in Informatics), uma das maiores competições de ciência para alunos do ensino secundário. O evento acontece entre os próximos dias 14 e 21 de Agosto, em Waterloo, Ontário (Canadá) e conta com a participação de mais de 80 países.

Com partida marcada para a próxima semana, a equipa portuguesa reúne quatro estudantes de escolas localizadas em Aveiro, Ilha Terceira, Torres Novas e Santarém. Os jovens foram apurados por terem sido os primeiros classificados nas Olimpíadas Nacionais de Informática: ONI'2010, que tiveram lugar a 21 de Maio.

Rafael Schimassek, Rodrigo Gomes, David Ferreira e Francisco Huhn são os quatro "especialistas" nacionais, que representarão o país na competição mundial, acompanhados dos professores Pedro Ribeiro e Pedro Guerreiro, da Universidade do Algarve, responsáveis pela competição portuguesa e pelo processo de selecção e treino dos concorrentes.

O evento é um dos mais importantes no que respeita às competições internacionais de ciência para alunos do ensino secundário, tendo como objectivo "estimular o interesse dos jovens pela informática e pelas tecnologias da informação", afirma a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, entidade que assegura a participação portuguesa no evento e a sua organização em Portugal.

Os vencedores "são estudantes excepcionais e pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática", lê-se no comunicado à imprensa.

A representação portuguesa enfrenta agora uma tarefa de responsabilidade redobrada, depois dos bons resultados obtidos o ano passado, onde a comitiva nacional conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional. No concurso ibero-americano ganhou duas medalhas de prata e cinco de bronze.

Em 2002, a participação lusa tinha já assegurado uma medalha de bronze nas olimpíadas internacionais que tiveram lugar na Coreia do Sul.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.