A Amazon também está na “corrida” da IA. Além de aplicações com IA generativa para o Alexa Plus, Amazon Q e Rufus, e do Amazon Bedrock, a gigante tecnológica desenvolveu um novo conjunto de modelos fundacionais, chamados Nova, que passam a estar disponíveis para utilizadores nos Estados Unidos.

A par da mais recente geração de modelos de IA, a Amazon revela o Nova Act, um agente de IA concebido para navegar pela Internet através do browser, ao estilo do Operator da OpenAI ou dos agentes da Anthropic e Opera.

Além disso, chega também o Amazon Nova Act SDK, disponível em modo preview, que dará aos programadores interessados a possibilidade de experimentarem as capacidades do novo agente, afirma a empresa.

“Pensamos nos agentes como sistemas que podem completar tarefas e agir em ambientes digitais e físicos por parte dos utilizadores”, indica em comunicado. Embora os seus agentes ainda estejam atualmente numa fase inicial, a Amazon acredita que o Nova Act SDK permitirá dar um passo em frente.

Veja o vídeo 

A empresa avança que o kit de desenvolvimento agora lançado permitirá que os programadores dividam fluxos de trabalho complexos em comandos mais simples e autónomos, assim como adicionar instruções mais detalhadas para comandos específicos.

Como avança o website TechCrunch, o Nova Act foi desenvolvido pelo novo laboratório de IA da Amazon em São Francisco e servirá para “alimentar” algumas das principais funcionalidades do Alexa Plus.

Alexa Plus é a resposta de inteligência artificial generativa da Amazon ao ChatGPT e Gemini
Alexa Plus é a resposta de inteligência artificial generativa da Amazon ao ChatGPT e Gemini
Ver artigo

Já no que toca à “família” Amazon Nova, originalmente apresentada em dezembro do ano passado, a empresa detalha que os modelos Nova Micro, Lite e Pro são capazes de gerar texto, contando com diferentes modalidades. A eles juntam-se os modelos Nova Canvas e Nova Reel, concebidos para gerar imagens e vídeo, respetivamente.