É comum as pessoas juntarem-se para comprar uma prenda de anos em conjunto ou participar em listas de ofertas para casamentos e batizados. A Amazon já tinha introduzido um sistema para diferentes utilizadores registados participarem em listas de casamento, mas a tecnologia foi agora disponibilizada independentemente do motivo.

A plataforma permite criar listas colaborativas, em que todos os elementos do grupo podem editar e adicionar novos itens. A iniciativa foi anunciada no final de julho, arrancando primeiro para utilizadores selecionados para teste, mas neste momento todos podem usufruir da opção.

A ferramenta pretende ser útil para as compras familiares, como por exemplo o regresso às aulas, ou a organização dos produtos para as férias. Os membros do grupo podem comentar as seleções adicionadas, sendo visível o historial das conversas na lista. O sistema pretende evitar a duplicação das aquisições pelos membros, e envia notificações sobre alterações feitas aos restantes utilizadores.

A funcionalidade pode ser acedida no menu “Contas e Listas” no browser do computador ou na opção “Listas” na versão de smartphones. Depois de criar a lista, o utilizador pode fazer convites a outras pessoas para participar e colaborar através de links ou via email, mas estes terão de ter uma conta ativa na Amazon.