A AMD anunciou recentemente o lançamento do novo Radeon Pro WX 8200. A gráfica, como explica a marca, é uma solução económica para os criadores de conteúdos em busca de potência. Com 8GB de RAM ECC, a placa oferece uma performance de 10,8 teraflops, um valor que se aproxima dos resultados da topo de gama AMD Radeon Pro WX 9100, mas que custa metade do preço desta solução: 999 dólares.

A WX 8200 é uma versão menos potente da WX 9100 que, apesar das semelhanças (mesma largura de banda da memória e arquitetura de 14 nanómetros), oferece apenas 8GB de RAM (contra os 16GB da WX 9100).

tek radeon

A lógica base da gama Radeon Pro está no sacrifício da velocidade em benefício da precisão e da consistência do desempenho dos seus aparelhos. As placas desta linha são maioritariamente utilizadas para correr software de design de videojogos, edição de vídeo e outras aplicações de design, como a Autodesk 3ds Max, a Creative Cloud da Adobe e a SolidWorks da Dassault.

Em comparação com gráficas de gaming, estas versões conseguem suportar programas de desenvolvimento de conteúdos em 10 bit via OpenGL em Photoshop. Este patamar é difícil de alcançar com gráficas neste nível de preço, mas este esforço da AMD vai baixar a fasquia de entrada na gama. Em consequência, é provável que vejam uma das marcas concorrentes a apresentar a sua própria versão económica para este segmento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.