O Angry Birds vai mesmo ganhar uma versão para consolas. Uma não, três. Isto porque estão garantidos os formatos para consola do Angry Birds orginal, do Seasons e do Rio. De fora fica o recentemente lançado Angry Birds in Space, avançam vários meios especializados internacionais.

A confirmação foi dada Rovio, criadora do jogo, e pela Activision (produtora de sucessos como o Call of Duty), que assumiram uma parceria para levar para a PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS o jogo que ficou popular pelo sucesso alcançado em dispositivos como o iPhone e smartphones Android.

De acordo com as empresas, as versões que vão permitir atirar pássaros contra porcos recorrendo às consolas de entretenimento doméstico da Sony e da Microsoft ou ao equipamento 3D da Nintendo estarão já em fase de desenvolvimento.

As informações disponíveis apontam para dezembro como data de lançamento.

Um responsável pelo desenvolvimento de jogos na Rovio disse ao IGN que os jogos estão a ser desenvolvidos de raiz com o HDTV em mente. As versões para consola terão extras "cinematográficos" e funcionalidades exclusivas, acompanhadas de gráficos em alta resolução, concebidos a pensar nos ecrãs de grandes dimensões das salas de estar.

A versão para Xbox 360 vai incluir suporte para o Kinect e a destinada à PS3 estará preparada para tirar partido do Move. No caso da 3DS está assegurada a compatibilidade com o StreetPass.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes