Chama-se Model Context Protocol (MCP) e é um novo padrão aberto proposto pela Anthropic que visa conectar assistentes de inteligência artificial a sistemas onde os dados estão armazenados.
Segundo a empresa, o MCP, que já está disponível como código aberto, permite que modelos de IA, independentemente de serem da Anthropic ou de outros fornecedores, extraiam informações de ferramentas empresariais, repositórios de conteúdo e ambientes de desenvolvimento.
Os avanços na qualidade e raciocínio dos modelos de IA têm sido limitados pela dificuldade de integração com diferentes sistemas, frequentemente presos em silos de informação. Cada nova integração exige desenvolvimento personalizado, dificultando escalabilidade. O MCP resolve este problema ao oferecer um protocolo universal que permite conexões bidirecionais entre fontes de dados e aplicações de IA, como chatbots, refere a Anthropic no seu blog oficial.
Desenvolvedores podem criar servidores MCP, que disponibilizam dados, e clientes MCP, como aplicações, que utilizam esses dados.
Além disso, a Anthropic disponibilizou servidores MCP pré-configurados para sistemas populares como Google Drive, Slack e GitHub e planeia lançar kits para ajudar organizações a implementarem servidores com o protocolo em larga escala.
Vantagens e desafios do MCP
O MCP promete substituir as integrações fragmentadas por uma arquitetura mais sustentável, permitindo que os sistemas de IA mantenham contexto ao trabalharem com diferentes ferramentas e conjuntos de dados. Segundo a Anthropic, o protocolo simplifica a vida dos desenvolvedores, eliminando a necessidade de conectores personalizados para cada fonte de dados.
Embora o MCP represente um avanço significativo, enfrenta desafios na adoção, especialmente devido à concorrência de empresas como a OpenAI, que já oferecem funcionalidades semelhantes para integração de dados. A eficácia do protocolo também depende de sua aceitação no mercado e do desempenho nas implementações reais, que ainda carecem de métricas concretas para validação.
Desde dia 25 de novembro que os desenvolvedores podem testar o MCP, através de servidores pré-construídos e guias de início rápido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários