HotZnow é o nome de uma aplicação portuguesa que trouxe seis prémios para casa na última edição dos Best App Ever Awards, em cinco categorias relacionadas com a área de partilha de conteúdos, aplicações geolocalizadas e de viagens.

A proposta portuguesa, desenvolvida e publicada pela Closer, vai para uma rede social focada na partilha, georreferenciada e em tempo real, sobre restaurantes, bares, discotecas, hotéis e museus, em todo o mundo.

A aplicação, lançada em novembro de 2011 e disponível para Android, iPhone, BlackBerry e Windows Phone, permite aos utilizadores obterem e partilharem informação qualitativa e quantitativa sobre os locais.

[caption]Nome da imagem[/caption]
HotZnow para Android e iOS

[caption]Nome da imagem[/caption]
HotZnow para BlackBerry e Windows Phone

Oferece também integração com redes sociais como o Facebook e o Twitter e a possibilidade de troca de mensagens entre os membros do HotZnow, que procura replicar na vida digital aquilo que acontece no dia-a-dia: os amigos pedirem conselhos uns aos outros sobre sítios onde ir.

A solução demorou aproximadamente 13 meses a desenvolver, contou ao TeK fonte da empresa. Envolvidos no projeto estiveram um total de 18 colaboradores, acrescentou a Closer, que foi porém mais vaga no que respeita ao montante do investimento associado, situando-o apenas em "algumas centenas de milhares de euros".

A HotZnow classificou-se no segundo lugar do pódio nas categorias de Best App for Locals (tanto para plataformas Android como iOS) e Best Location Sharing App (para Android). Nas categorias Best Location-Based App, Best Social Networking App e Best Travel App foi considerada a terceira melhor para dispositivos com sistema operativo Android.

Os Best App Ever Awards visam distinguir as melhores aplicações móveis com base na opinião dos utilizadores - que podem sujeitar aplicações para nomeação à aprovação de um júri e votar nas suas preferidas.

O objetivo da iniciativa internacional passa por "escolher as aplicações favoritas dos utilizadores de verdade e não apenas as que mais vendem", lê-se no site dos prémios - que incluíram este ano, pela primeira, aplicações e jogos também para Android.