A aplicação Bumerang venceu o concurso lançado pela Sun no âmbito do JavaPT06. O concurso premeia a melhor aplicação peer-to-peer com tecnologia JXTA e os vencedores foram encontrados depois de um júri composto por engenheiros da SUN e elementos da UMIC ter apreciado os vários trabalhos candidatos.



A Bumerang foi desenvolvida por António Tavares, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cavado e Ave, e por Ricardo Lopes e José Carvalho, da Universidade do Minho, e permite partilhar conhecimento entre os membros de uma mesma comunidade.



"O seu objectivo consiste em criar um ambiente institucional onde estudantes, professores, investigadores e funcionários possam interagir e partilhar documentos digitais de todo o tipo", explica um comunicado.



Cada uma das comunidades participantes pode definir normas de auto-regulação e de perfil. A aplicação recorre ao sistema de autentificação da instituição e garante um sistema de auditoria que assegura o rastreio do sistema.



O primeiro vencedor ganhou uma viagem e estadia para assistir ao JavaOne que decorre entre os dias 8 e 11 de Maio do próximo ano em São Francisco, nos Estados Unidos, com a possibilidade de contacto com um grupo de engenheiros de JXTA. Esta equipa recebe ainda uma Workstation Sun Ultra 20.



O segundo prémio - uma Workstation Sun Ultra 20 - foi arrematado pelo autor da aplicação JuxtaPost desenvolvida por Pedro Pinto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



Esta plataforma de fóruns P2P permite aos utilizadores de serviços de televisão interactiva digital trocarem mensagens entre si.



Notícias Relacionadas:

2005-03-17 - Sun revê estratégia de licenciamento comercial de tecnologia Java

2005-01-21 - Sun e Microsoft desafiam universidades com concursos de software