Um dos primeiros Apple I construídos por Steve Jobs e Steve Wozniak vai a leilão e pode render qualquer coisa como 500 mil dólares. A base de licitação começa nos 300 mil, mas a leiloeira Christie's prevê que o valor seja rapidamente fulminado pelas licitações.

Ted Perry, um psicólogo reformado, é o atual dono desta "relíquia" histórica. "Foi aqui que a revolução dos computadores começou", contou o norte-americano à Associated Press. O homem não pagou nada pelo Apple I, tendo na altura recebido o equipamento em troca de um outro dispositivo.

O computador ainda funciona mas apenas conserva a motherboard original. Todos os outros componentes foram acrescentados depois, o que pode fazer variar o preço do equipamento relativamente a leilões semelhantes que têm ocorrido.

Desde que a marca da maçã construiu uma imagem icónica junto dos utilizadores e desde que Steve Jobs morreu, os produtos mais antigos da Apple têm protagonizado alguns dos momentos mais intensos durante os leilões.

Ainda no mês passado um outro Apple I foi vendido por 671 mil dólares por uma casa de leilões na Alemanha. No ano passado um dos itens que gerou grande interesse foi o documento que assinalava a criação da Apple como uma empresa e que detalhava as parcelas dos três fundadores.

O Apple I vai estar em exposição na cidade de São Francisco a partir desta segunda-feira, dia 24, no mesmo dia em que começa o leilão online que vai fazer renascer equipamentos e dispositivos icónicos de outras eras tecnológicas. Até 9 de julho o dispositivo pode ser licitado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico