A Apple deu a conhecer ao mundo todas as novidades que tem vindo a desenvolver no seu mais recente evento online, que conta com o mote “Unleashed”. Depois de apresentar em setembro a “família” iPhone 13, acompanhada por iPads e pela mais recente geração do Apple Watch, foi a vez dos novos portáteis MacBook Pro, alimentados por dois novos chips. Mas antes disso, houve notícias relativas à música, ou melhor os AirPods 3.

Diretamente de uma garagem, desde o primeiro iMac até aos dias de hoje, a apresentação começou com um mix com os diversos sons dos arranques dos equipamentos da Apple ao longo dos anos, antes de ser transferido para o gigantesco anel do Apple Park, onde Tim Cook deu as boas-vindas para mais um evento. O destaque, desvendado desde início, vai para a música e para o Mac. Os serviços de música da empresa, assim como a experiência oferecida pelos auriculares da empresa e os HomePod Mini para ouvir em casa e os smartwatch em qualquer lugar. Destaque para o seu catálogo composto por milhares de temas.

O serviço Apple Music vai receber uma atualização, com a Siri a tornar-se mais útil para ajudar os utilizadores a encontrar os temas que deseja, mas também sugerir as músicas mediante o seu estado de espírito, seja para relaxar ou quando precisa de um empurrão para exercícios. Há um novo plano de subscrição, o Voice Plan, que confere aos utilizadores a capacidade de interagir com a Siri, com um pagamento de 4,99 dólares por mês. O serviço chega para já a 17 países, mas infelizmente Portugal fica para já de fora.

Veja na galeria as imagens do evento:

HomePad mini foi também refrescado com novas funcionalidades, com a Apple a referir a segurança em primeiro lugar, mas agora é possível ter novas interações com o equipamento. A empresa introduziu novas cores, desde o laranja, amarelo ou azul petróleo, de forma a poder ter cada divisão da casa com o seu estilo. Os utilizadores podem ativar música em toda a casa, ter acesso a agenda ou mesmo enviar mensagens aos membros da família, tais como chamá-los para a mesa. As novas cores chegam em novembro, a partir de 99 dólares.

AirPods 3 confirmado com spatial audio

Mas os AirPods não ficaram esquecidos, dando razão aos rumores de que podiam ser apresentadas novidades. O sistema spatial audio consegue criar ainda mais imersão, dando vida à música, salientando novos sons à volta dos utilizadores. As músicas suportadas por Dolby Atmos oferecem uma experiência semelhante ao cinema, diretamente do iPhone ou iPad, e qualquer outro equipamento. Assim, o AirPods 3 foi confirmado, com um novo design, tanto no interior, como no exterior, suportando áudio espacial, salientando os baixos. O equipamento é resistente ao suor e chuva, podendo ser assim desfrutado em qualquer cenário.

É referido que o AirPods 3 tem um equalizador adaptativo em tempo real, ajustando frequências das músicas para encaixar naquilo que os artistas produzem. Basta abrir a caixa protetora para os auscultadores emparelharem com todos os equipamentos da Apple detetados. Podem ser carregados com MagSafe e tem uma autonomia de 30 horas. Custam 199 euros e podem já ser encomendados hoje, com lançamento em Portugal no dia 26 de ouotubro.

Apple confirma os dois novos chips: M1 Pro e M1 Max

A Apple continua com as mudanças e transformações dos seus computadores desde há dois anos, tendo começado com o M1. Hoje a arquitetura Apple Silicon chega a mais sistemas. O MacBook Pro tem o novo chip da família, o M1 Pro, com o objetivo de oferecer ainda mais capacidade aos utilizadores avançados. Este chip tem uma nova arquitetura para ser escalada, com mais memória, baseado numa arquitetura baseada em 5 nm. O novo chip promete ser mais rápido que o M1 com 200 GB/s de banda, com 16 núcleos. Também é duas vezes mais rápido que o primeiro chip da Apple. O novo Mac tem não apenas o M1 Pro, como o M1 Max, com uma banda ainda superior, até 400 GB/s o dobro do Pro e seis vezes mais que o original. O M1 Max promete ser o "Ferrari" da oferta de processadores da Apple, com 57 mil milhões de transístores.

A marca diz que estes novos chips podem ser equipados em equipamentos mais compactos, pois oferecem mais capacidade, consumindo cerca de menos 40% de energia. O mesmo para os GPUs, com menos 100W de energia consegue ter ainda mais "power".

Mas como o macOS beneficia destes novos chips? Os engenheiros criaram uma forma de lançar as aplicações de forma mais rápida, ajudado pelo processamento em cloud, otimizando a performance do ecossistema. Os utilizadores podem ver mais vídeos ou jogar, sem depender tanto do processamento nas suas máquinas e por isso, poupam mais bateria. Todas as apps criadas pela Apple foram otimizadas e correm no Roseta 2, podendo usar as aplicações dos smartphones ou tablets da marca diretamente do Mac. Prometidas estão novas mixagens de áudio em spatial audio para os artistas.

E cá está o novo MacBook Pro

Não faria sentido a Apple apresentar os novos processadores M1 Pro e M1 Max, sem um novo equipamento e foi o que aconteceu. Há um novo portátil na família, ou melhor dois: o MacBook Pro foi redesenhado com uma versão de 16 e 14 polegadas, com conetividade avançada e outros mimos. Destaca-se pela circulação do ar no seu chassis, a assoprar com mais 50% de fluidez, embora a Apple diga que a performance do sistema quase nem necessita ativar as suas ventoinhas.

O teclado mecânico foi encaixado no chassis do portátil, com as teclas superiores a substituírem a famosa barra dos modelos anteriores. Tem uma porta HDMI, uma Thunderbolt e um slot para cartões. Tem jack 3,5 mm e mais dois Thunderbolts do outro lado do chassis. O MagSafe está de regresso ao portátil, ainda que possa ser carregado por Thunderbolt.

O novo MacBook Pro apresenta um novo ecrã com Retina Display com molduras com 3,5 mm, cobrindo ainda mais espaço de ecrã. A câmara central funciona como um notch do iPhone e debita 1080p, com o sistema operativo a colocar algumas informações no topo, para poupar espaço (estado da bateria, calendário, tal como os iPhone. Tem assim um ecrã com 16,2 polegadas (3456x2234), mas também uma versão de 14,2 polegadas (3024x1964).

A tecnologia ProMotion chegou ao MacPro, com mudança no refrescamento do ecrã mediante o tipo de conteúdo, seja este estático ou cheio de ação para melhores imagens. Tem tecnologia XDR inspirado no iPad Pro, tendo integrado o sistema de backlight dos mini-LEDs.  Tem 1.000 nits de brilho, prometendo cores vivas, mas também pretos genuínos e cheios de contraste.

E mantendo o tema do som, o portátil tem quatro woofers com force-cancelling colunas e dois twetters com cancelamento de ruído, somando seis pontos de som, projetados pelos baixos, numa promessa de qualidade de cinema, seja na versão de 16 como na de 14 polegadas. Os portáteis têm ainda três microfones com qualidade de estúdio, reduzindo o ruído em cerca de 60%.

A versão de 16 polegadas pode ter tanto o novo processador M1 Pro como o M1 Max. Promete ser mais rápido que outros portáteis equipados com Intel i9, seja em renders de imagens de alta qualidade, como os vídeos de alta resolução. O novo MacBook Pro pode ter até 64 GB de RAM. E o equipamento é tão rápido, que os criadores podem editar vídeo em 8K sem estar ligado à corrente. Sem dizer a capacidade da bateria, promete 21 horas de funcionamento na versão de 16 polegadas e 17 horas no de 14. Promete ser rápido a carregar, com 50% da bateria em 30 minutos.

O MacBook Pro chega na próxima semana a começar nos 2.349 euros para a versão de 14 polegadas e 2.849 para o modelo de 16 polegadas.

Em antevisão

De acordo com os rumores que têm vindo a circular, espera-se que a Apple apresente a sua nova geração de computadores portáteis.  Ainda neste mês, informações avançadas por Mark Gurman da Bloomberg apontavam para a possibilidade de a empresa lançar um novo portátil MacBook Pro, equipado com os mais recentes chips desenvolvidos pela empresa, e que chegará em duas versões com dimensões diferentes: uma com 14 polegadas e outra com 16.

Apple poderá lançar um novo MacBook Pro com processador M1X já no próximo mês
Apple poderá lançar um novo MacBook Pro com processador M1X já no próximo mês
Ver artigo

Ao que tudo indica, a Apple estará a desenvolver duas versões do seu novo processador, que contam com diferenças no que toca ao processamento de gráficos. De acordo com informações a que teve acesso, Mark Gurman nota na sua mais recente newsletter que há uma possibilidade de os chips que alimentam os novos computadores se chamarem “M1 Pro” e “M1 Max”. Por outro lado, a gigante de Cupertino poderá também optar por um esquema de nomes menos confuso.

Para lá dos processadores, espera-se que os novos modelos do MacBook Pro disponham de ecrãs com tecnologia mini-LED. Entre as novidades previstas incluem-se ainda uma estrutura exterior com um design renovado. A Touch Bar deixa de estar presente, mas os computadores contarão com leitores de cartões SD, entradas HDMI e ainda suporte à tecnologia de carregamento MagSafe.

Mas a mais recente geração de processadores da Apple poderá chegar a mais equipamentos. Anteriormente, Mark Gurman deu também a conhecer que a gigante de Cupertino poderia lançar um Mac Mini alimentado pelos novos chips.

Clique nas imagens para mais detalhes

Apple poderá lançar um Mac mini refrescado e mais potente no final do ano
Apple poderá lançar um Mac mini refrescado e mais potente no final do ano
Ver artigo

Acredita-se que o Mac Mini terá um novo design e, por ser mais poderoso e por se destinar a utilizadores com necessidades mais exigentes, poderá ter um preço mais elevado.

Além de computadores, previsões avançadas anteriormente pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo apontam também para a revelação de novos auriculares sem fios. Os AirPods 3 poderão contar com um preço mais elevado do que a geração anterior, que a empresa da maçã continuará a vender a um preço mais baixo.

De acordo com as suas previsões, os AirPods 3 contarão com um design que se assemelha mais às versões Pro e, embora tenham suporte a tecnologia de áudio espacial, os novos auriculares não contarão com cancelamento ativo de ruído.

Note de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 19h25.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.