A AMD já começou a comercializar os Turion, a sua linha de processadores de 64 bits para computadores portáteis e que, segundo indicou a própria fabricante, irão integrar as máquinas de um conjunto inicial de fabricantes, como a Acer, Fujitsu Siemens e Packard Bell.



Rivais dos microprocessadores Pentium M, que fazem parte do pacote Centrino da Intel, os Turion surgem em sete modelos - o ML-37, o ML-34, o ML-32, o ML-30, o MT-34, o MT-32, e o MT-30 - identificados mediante um novo sistema de denominação.



A AMD explica num comunicado que as primeiras duas letras deste sistema identificam os chips como pertencentes à linha Turion, com a segunda letra a revelar o consumo de energia do mesmo. As letras mais próximas do final do alfabeto indicam um consumo mais baixo e uma maior autonomia da bateria. Os números revelam a capacidade de processamento dos processadores. Quantos mais altos, maior o desempenho.



Os novos Turion estão disponíveis, desde já, a preços que variam entre os 189 e os 354 dólares, para remessas de 1.000 unidades. Já a rival Intel cobra entre 209 e 637 dólares pelos Pentium M, a componente microprocessador da marca Centrino.



A Centrino inclui três chips: um microprocessador, um chip set auxiliar e um processador wireless, todos eles fabricados pela Intel e que têm de ser adquiridos em pacote se a fabricante quiser usar o nome Centrino. A AMD opta por uma estratégia diferente, garantindo, segundo a própria, um maior grau de flexibilidade aos clientes na criação dos seus sistemas, permitindo que a escolha de placas wireless e chip sets de outros fornecedores.



Notícias Relacionadas:

2005-01-07 - AMD desenha nova linha de processadores para ganhar quota no segmento de notebooks

2004-06-24 - Intel expande linha de processadores Centrino Mobile com preços mais baixos

2003-04-22 - AMD chega aos 64 bits com novo processador Opteron