A Asus apresentou na CES 2022 uma gama de novos produtos, dos computadores, um tablet e periféricos de gaming, monitores e até mochilas. Um dos destaques do dia foi o evento batizado de “Asus The Incredible Unfolds”, com apenas um teasing de um portátil e parceria com a Intel. Destacando as inovações no mercado, a fabricante revelou o novo ZenBook, com experiências colocando o utilizador no centro, com durabilidade premium. Mas a surpresa que daria nome ao evento foi mesmo o seu primeiro portátil com ecrã dobrável.

O evento foi partilhado com a Intel, destacando a colaboração das empresas na procura de inovação. A marca salienta assim a introdução do processador de 12ª geração nos computadores da Asus, à semelhança das propostas reveladas da Lenovo e Acer, por exemplo. O novo portátil da Asus pretende ser assim uma espécie de all-in-one para todo o tipo de utilizações.

O novo Zenbook procura oferecer mais capacidade com o chip I9 de 12ª geração da Intel. A Asus introduziu um novo logotipo de distinção desta linha de portáteis.

Primeiras impressões: Experimentámos o Lenovo ThinkPad X1 e o Motorola Razr que conseguem “dobrar” as expectativas
Primeiras impressões: Experimentámos o Lenovo ThinkPad X1 e o Motorola Razr que conseguem “dobrar” as expectativas
Ver artigo

Vai lançar a edição especial Zenbook Space Edition, para comemorar o 25º aniversário da missão espacial de 600 dias do portátil ASUS P6300. O seu design lembra a exploração espacial, com símbolos de código morse da tampa e outros ornamentos comemorativos, incluindo um OLED de 3,5 polegadas na tampa com animações que prestam homenagem aos cosmonautas e que podem ser personalizadas pelos utilizadores.

O computador foi feito com materiais resistentes, para que possa ser usado no espaço. Este foi construído para resistir aos rigores das viagens espaciais e por isso a Space Edition obedece aos protocolos de teste ultrarresistentes do US Space Systems Command Standard SMC-S-016A, sendo capaz de suportar temperaturas extremas (-24 a 61° C) quando operacional e vibração (20 - 2000 Hz).

Veja na galeria as imagens do Asus Zenbook Space Edition:

Tem ecrã OLED de 14 polegadas com taxa de refrescamento de 90 Hz e processadores Intel i9 de 12ª geração. Tem ainda um sistema de refrigeração avançado para manter o computador arrefecido, mesmo em processamentos mais extensos. Mesmo a embalagem especial pode ser usada como suporte. Tem 32 GB de RAM, um SSD PCIe 4.0 e Wi-fi 6E. Tem um ecrã com uma resolução de 2.8K, validação Pantone e certificação DisplayHDR True Black 500. Tem ainda uma gama 100% DCI-P3 e um tratamento ocular TÜV Rheinland certificado.

Quanto ao Zenbook standard, a marca revelou um modelo com um novo design baseado no minimalismo moderno, em cores Aqua Celadon e Ponder Blue. Tem um ecrã de 14 polegadas e uma bateria de 75 Wh, para um uso de todo o dia. O botão de energia tem sensor biométrico de impressões digitais. No chassis tem um monograma japonês gravado na tampa, salientando o estado Zen que o laptop procura oferecer. Pesa 1,39 quilos e tem 16,9 mm de espessura. Pode ser equipado até i7 e plataformas Intel Iris.

Tem um OLED 2.8K de resolução a 90 Hz, com um rácio de 16:10, procurando oferecer a melhor imagem e cor possível do mercado. Tem Dolby Atmos e colunas da harman/kardon para uma experiência sonora premium. Pode virar a tampa 180º graças à dobradiça especial. Tem um Touchpad digital, que pode servir de teclado numérico. Para reuniões em videoconferência, tem um algoritmo que reduz o ruído da imagem, mesmo em ambientes menos iluminados. Tem ainda os habituais entradas HDMI 2.0, Thunderbolt e USB-C. É possível ligar um tablet para servir de segundo ecrã, ou mesmo um smartphone, ligados via wireless.

O primeiro portátil OLED com ecrã dobrável da Asus

O Zenbook 17 Fold OLED é considerado o primeiro portátil com ecrã dobrável no mercado. O computador tem um ecrã contínuo que ocupa a área do teclado. Apresenta um ecrã de 17.3 polegadas quando está totalmente aberto, que pode ser utilizado na vertical ou horizontal para ver vídeo. Pode ser ativado um teclado virtual, mas pode encaixar um teclado físico, encaixado na base do ecrã, tornando-o um portátil convencional.

O portátil promete ser versátil, transformando-se em tablet, num monitor de 17 polegadas, um livro digital ou simplesmente, um portátil convencional, com teclado digital ou físico. Mas ao mesmo tempo, trata-se de um equipamento compacto e leve para ser transportado para qualquer lado. Tem um raio de 12,5 polegadas, cabendo em qualquer mochila.

Veja na galeria o novo Zenbook 17 Fold OLED:

Quando é aberto em modo tablet, o seu ecrã assume 17,3 polegadas, revelando um enorme espaço graças a molduras finas. Os mesmos 17 polegadas podem ser utilizadas em modo PC, ou seja, o portátil transforma-se num monitor, libertando o seu teclado wireless físico para interagir. O teclado tem um sistema ErgoSense Bluetooth, funcionando igualmente com touchpad, colocado na parte inferior da sua base.

O portátil destaca-se igualmente por poder ser utilizado na vertical, uma tendência cada vez mais vista nos monitores convencionais. No modo portátil pode também ativar um teclado virtual e usar em videoconferências, por exemplo, ou outros trabalhos de produtividade. Neste modo, o seu ecrã útil é de 12,5 polegadas, com resolução de 1920x1280, permitindo colocar o teclado físico encaixado na base da área do ecrã inferior.

O seu ecrã OLED dobrável tem validação PANTONE, assim como certificação TÜV Rheinland para reduzir os efeitos de luz nociva aos olhos. Dispõe ainda uma gama de cores 100% DCI-P3, Dolby Vision HDR, Dolby Atmos e colunas Harman Kardon.

O portátil é alimentado pelo processador i7 de 12ª geração da Intel, gráficos da plataforma Intel Iris Xe. Como conetividade inclui duas portas USB-C com Thunderbolt 4, suportando carregamento rápido de bateria de 75 Wh ou ligações a ecrãs externos. O portátil oferece os requisitos da plataforma Intel Evo e chega ao mercado em meados de 2022, por um preço ainda a revelar.

Novo Chromebook e novos produtos de gaming

A Asus revelou também o novo Chromebook Flip CX5, direcionado ao trabalho, entretenimento e ensino. Permite rodar o ecrã em qualquer ângulo graças à dobradiça ErgoLift 360. O seu ecrã NanoEdge é de 16 polegadas, oferecendo um rácio de imagem de 16:10. No interior tem um processador Intel i7 de 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe e 16 GB de memória RAM. Suporta ainda ligações Wi-fi 6E.

Do lado do gaming, o TUF F15 e F17 são os novos modelos refrescados com o novo processador da Intel, juntamente com a gráfica RTX 3070. Destaque para as suas ventoinhas Arc Flow, com um novo design com 84 pás, que ajuda a reduzir a turbulência, mas melhorando o fluxo de ar. OS utilizadores podem optar entre taxas de refrescamento a 300 Hz ou a 165 Hz, mediante as suas necessidades. O design dos novos portáteis inspiram-se nas máquinas de guerra Mechas, aludindo à sua certificação militar MIL-STD-810H que garante maior robustez.

Também o TUF Dash F15, que chegou ao mercado no ano passado pela primeira vez, foi recriado para ser ainda mais fino e leve, mas atualizado com hardware mais recente. Tem chip Intel i7 de 12ª geração, GeForce RTX 3070, assim como as poderosas e novas memórias de RAM DDR5 a 4800 MHz. Tem um ecrã de 15 polegadas com taxa de 165 Hz, 100% compatível com DCI-P3. Tem ainda suporte a Thunderbolt 4, assim como o suporte USB-C até 100 W, o que permite carregar equipamentos externos.

A acompanhar os computadores de gaming, a Asus revelou ainda uma série de periféricos renovados da sua linha ROG. Na lista incluem-se o headsets ROG Fusion II 500 e 300; os teclados gaming ROG Strix Flare II Animate e Strix Flare II; o rato gaming ROG Chakram X e os monitores gaming ROG Swift 360Hz PG27AQN, ROG Swift OLED PG42UQ e PG48UQ; o router gaming ROG Rapture GT-AXE16000; e múltiplas mochilas ROG Archer. A marca continua também a apostar nos routers, introduzindo o ROG Rapture GT-AXE16000, reclamando o primeiro router gaming AXE16000 WiFi 6E quad-band do mundo.

Quanto a monitores, foram introduzidos o ROG Swift 360Hz PG27AQN com 360 Hz e resolução de 1440p. Revelou ainda os seus primeiros monitores gaming OLED de 42 e 48 polegadas com revestimento de Micro-textura, ROG Swift OLED PG42UQ e PG48UQ.

Também há um tablet de gaming no catálogo da Asus

Entre o habitual refrescamento da linha Zephyrus para o novo hardware da Intel, o grande destaque vai para a linha de tablets de gaming ROG Flow, em três modelos Z13, X13 e XG Mobile. Além de terem o Windows 11 instalado, pode optar por processadores Intel Core i9 de 12ª geração, assim como a gráfica NVidia GeForce RTX 3050 Ti e memória LPDDR5 a 5200 MHz, assim como PCIe SSD de 1 TB, suportando carregamento rápido via USB-C. E sim, é rotulado como um tablet...

Os mimos tecnológicos dos tablets não se ficam por aqui. O Flow Z13 tem duas opções de ecrã, uma com 4K a 60 Hz e outra 1080p com 120 Hz. A primeira opção tem 85% de cobertura DCI-P3 e a segunda 100 sRGB. Ambos os modelos têm imagem a 16:10 e são protegidos por tecnologia Corning Gorilla Glass. Têm 500 nits de brilho e validação Pantone, assim como Dolby Vision.

O Flow X13 foi atualizado para o mais recente chip da AMD Ryzen 9, assim como GeForce RTX 3050 Ti Laptop.

Nota de redação: O artigo foi atualizado com mais informações de produtos. Última atualização 17:43.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.