É um misto de "2-em-1" das comunicações e aplicações móveis, que parte de um smartphone para se transformar num tablet. Confuso? Eis os novos PadFone e PadFone Station, dois dispositivos móveis que podem funcionar em modo isolado ou como um único produto, acabado de chegar ao mercado português pelas mãos da Asus.

Em termos práticos, o "coração" deste novo produto está no PadFone, que não é mais do que um smartphone baseado no sistema operativo Android (Ice Cream Sandwich). Está equipado com processador Dual-core a 1.5Ghz, ecrã tátil Super AMOLED de 4.3 polegadas com proteção GorillaGlass (960 X 540 pixéis de resolução), câmara principal com sensor de 8 megapixéis e frontal para videoconferência, bem como 16GB de memória interna e ranhura para cartões . Ao leque juntam-se as funcionalidades e características da moda como ligações Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e Micro-USB 2.0, num dispositivo compatível com redes HSPA+ (download até 21 Mbps).

O que torna o PadFone diferente da concorrência é a capacidade que possui para se transformar num tablet, bastando integrá-lo na parte traseira da PadPhone Station. Aí, o telemóvel transforma-se num tablet Android com ecrã tátil de 10,1". Através de uma tecnologia de sincronização denominada DynamicDisplay, a informação visual das Apps e de todos os conteúdos é adaptada automaticamente para a resolução do ecrã da PadStation (1280 x 800 pixéis), deixando o utilizador navegar pelos conteúdos e pelas Apps da mesma forma.

[caption][/caption]

Segundo a Asus, a tecnologia DynamicDisplay permite ainda que o utilizador retire o PadFone da estação de trabalho enquanto está a usar uma qualquer aplicação, sem necessidade de ter que reiniciar o sistema.

Ao nível da utilização o fabricante destaca ainda duas funcionalidades desta dupla: a PadStation possui a capacidade para carregar o PadFone, dando-lhe uma autonomia de conversação até 63 horas adicionais; e a ligação 3G do telemóvel acaba por servir como ponto de acesso à Net a partir da versão em tablet, dispensando assim o uso de dois cartões SIM.

O Utilizador tem ainda à disposição um teclado adicional, que permite transformar o conjunto num notebook. O pacote que reúne o Asus PadFone de 16GB e a PadFone Station tem um preço recomendado de 699 euros.

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha no artigo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico