A par de outros problemas menores dados a conhecer anteriormente, foi detectado mais um erro durante o processo de votação electrónica nas últimas eleições presidenciais norte-americanas. Desta vez, um erro de transmissão no Estado de Ohio deu ao presidente George W. Bush quase 4.000 votos fantasma nos resultados preliminares disponibilizados online, segundo a Secretaria de Estado de Ohio na sexta-feira.



Um erro que não poderia escapar à confirmação feita durante o processo de validação de resultados e que mesmo que passasse não mudaria em nada o resultado do processo, garantiu Carlo LoParo, director de serviços de media e votação da Secretaria de Estados do Ohio, citado pela News.com.



De acordo com os resultados preliminares disponibilizados pela Secretaria de Estado, Bush reuniu mais 136.483 votos no Ohio do que John Kerry, e embora ainda faltassem contabilizar 155.428 mil boletins, a possibilidade do senador superar a diferença é muito remota. Subtrair os perto de 4.000 votos garantidos erradamente à campanha de Bush não alterará a tendência.



Este foi apenas um dos erros, considerados na totalidade menores, apontados ao desempenho das máquinas de voto electrónico durante o período de eleição (ver Notícias Relacionadas). A Associated Press noticiava que na Carolina do Norte mais de 4.500 votos se tinham perdido porque se acreditou que a memória de armazenamento das máquinas de voto dispunha de maior capacidade do que a realmente existente.



São algumas as críticas apontadas à geração actual de máquinas de voto utilizadas nos sistemas eleitorais norte-americanos, nomeadamente a falta de segurança. Enquanto os reguladores mantêm que o sistema de voto é perfeitamente seguro quando utilizado correctamente.



Dos mais de 30 mil problemas apontados esta semana durante o processo eleitoral americano, apenas seis por cento são atribuídos às máquinas, enquanto perto de um terço está relacionado com questões de registo dos eleitores, de acordo com a base de dados de incidentes da VerifiedVoting.org.



Notícias Relacionadas:

2004-11-03 - Indústria avalia positivamente sistemas de voto electrónico nas eleições norte-americanas