O Banif apresentou hoje os resultados de um projecto desenvolvido em parceria com a Unisys que migrou a sua anterior plataforma, para uma nova solução baseada numa arquitectura multi-canal, envolvendo os 237 balcões do grupo (entre Banif e Banco Comercial dos Açores).
O projecto, que terminou a fase de implementação em Outubro deste ano, permitiu uniformizar processos em todo o universo do grupo a nível do continente e Açores e gerar poupanças de custos em várias áreas.
A implementação da solução Financial Transaction Manager, baseada no Navigator da Unisys, "reduziu o número de tarefas manuais em ecrã (introdução de dados no sistema) em 84 por cento, sendo este um dos ganhos mais significativos que já contabilizámos", explicou Rui Amaral administrador do Banif em conferência de imprensa.
No que respeita "ao tempo gasto com cada operação de caixa a empresa registou uma poupança média de 49,4 por cento", detalha o administrador. O banco destaca ainda as poupanças ao nível dos equipamentos geradas com a integração das aplicações entre as duas entidades bancárias envolvidas que terá atingido os 242 mil euros.
Por outro lado a normalização das aplicações utilizadas pelas duas entidades - Banif e BCA - permite a optimização do suporte tecnológico, eliminar custos de distribuição de software e concentrar processos num único sistema.
Rui Amaral explicou que os principais requisitos definidos pelo grupo, aquando da migração para a nova solução, passavam pelo aumento da produtividade, melhoria do tempo de disponibilização de novos serviços e produtos, capacidade para proporcionar uma imagem única do grupo, facilitar a venda cruzada entre empresas do grupo e canais de negócio e reduzir os custos operacionais de manutenção e suporte.
O administrador considera que os objectivos estão, de um modo geral, a ser atingidos e que a automatização ou maior eficácia na realização de um conjunto de funções tem permitido ao banco um maior nível de autonomia e mesmo a introdução de novas funções no balcão.
O mesmo responsável sublinhou que a migração para uma nova solução não é vista pelo grupo apenas como uma escolha tecnológica, mas como parte de um processo de reorganização mais profundo que visa melhorar a eficácia do banco e mesmo facilitar a mobilidade na organização, facilitada com esta integração aplicacional.
O responsável explica ainda que a implementação da solução garante à organização um nível de autonomia mais elevado, introdução de novas funcionalidades no balcão.
Os custos operacionais do Banif em informática deverão este ano atingir os 9,6 milhões de euros, dos quais 2 milhões correspondem à implementação do projecto multi-canal.
O grupo está agora a iniciar uma nova fase de projecto que visa a estrutura central do banco e que deverá estar concluída na Primavera de 2006. Numa primeira fase este projecto prevê a criação de um único centro de processamento de dados (actualmente existem dois, um nos Açores e um segundo em Lisboa) e numa segunda fase a integração de aplicações dos dois bancos que ainda não sejam compatíveis.
Notícias Relacionadas:
2004-09-30 - Unisys garante modernização de aplicações para sistemas legacy e mainframe
2003-08-08 - Unisys reforça oferta de soluções de Gestão de Identidades
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários