A cadeia de livrarias Barnes & Noble prepara-se para lançar dois novos leitores de eBooks inseridos na sua gama Nook, como parte de uma estratégia que visa enfrentar sobretudo a Amazon no mercado dos livros eletrónicos, mas também ganhar posição no segmento dos tablets.


Os novos leitores Nook HD e Nook HD+, respetivamente com ecrãs de 7 e 9 polegadas, chegam ao mercado norte-americano no início de novembro e à Europa no final do mesmo mês, possuindo para já preços indicativos de 199 dólares e 299 dólares.


Em termos técnicos, o modelo Nook HD inclui 8GB de memória interna, enquanto a versão Nook HD+ vem com 32GB de capacidade de armazenamento. Com o objetivo de otimizar o espaço de armazenamento dos novos leitores de eBooks, a Barnes & Noble introduziu uma funcionalidade que permite a cada utilizador criar uma espécie de página inicial e configurações individuais.


Por outro lado, a componente familiar é reforçada pela introdução de software para controlo parental, que permitirá bloquear o acesso a obras e conteúdos inapropriados para os utilizadores mais novos.


De acordo com responsáveis da Barnes & Noble, a empresa aposta na resolução da imagem e na tecnologia de navegação pelas páginas como principais condimentos para estes novos eBook readers, espreitando uma utilização mista como leitor de livros eletrónicos e dispositivo multimédia portátil.


"Estamos a jogar no espaço dos tablets, mas a leitura de livros continua a ser o nosso foco" referiu ontem durante a apresentação William Lynch, CEO da empresa, em declarações à agência Reuters.


A confirmar as palavras de Lynch, a Barnes & Noble apresentou paralelamente um novo serviço de streaming de vídeos e download de conteúdos multimédia, otimizado para uma utilização a partir dos novos Nook.


Os leitores agora apresentados estarão disponíveis a partir dos sites da Barnes & Noble, bem como em mais de 700 lojas físicas nos EUA e Grã-Bretanha.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico