(corrigida)
A Jurinfor disponibiliza, na próxima quinta-feira, uma barra de pesquisa que pretende facilitar o acesso a informação jurídica no ambiente do Word. O download da barra de pesquisa é gratuito.



O produto resulta de quatro meses de desenvolvimento e da constatação de que a totalidade dos utilizadores da empresa usam como principais ferramentas o Word e o Outlook para gerar os documentos produzidos no âmbito da sua actividade profissional.



Com a Barra Jurídica Jurinfor sempre que o utilizador introduzir uma referência à legislação o sistema reconhece tratar-se de uma lei e, mediante ordem do utilizador, inicia uma pesquisa na base de dados da Jurinfor, trazendo os resultados para o mesmo ambiente Windows.



Ao critério do utilizador fica a configuração da pesquisa que pode abranger mais ou menos áreas da panóplia de conteúdos disponibilizados dentro do serviço Lex Portugal, que fornece a informação pesquisada. A prazo a empresa conta introduzir também a possibilidade de configurar áreas temáticas concretas, por forma a que o utilizador possa reduzir o número de termos disponíveis para pesquisa dinâmica.



Nuno Mendonça, Presidente do Conselho de Administração da Jurinfor, admite que a empresa tem planos para ceder a plataforma à utilização noutras áreas, uma vez que esta "está preparada para ir buscar informação a qualquer base de dados desde que configurada nesse sentido", explicou em conferência de imprensa.



Para já, o responsável não quis revelar mais pormenores mas admite que já existem negociações fora de Portugal (para utilização da barra de pesquisa numa área semelhante à da Jurinfor) e dentro do país (para utilização noutras áreas).



Até final do ano a Jurinfor espera ter entre 50 a 60 mil utilizadores da barra de pesquisa, uma previsão que se sustenta no número de utilizadores do Lex Portugal, actualmente com 54 mil utilizadores.



Os actuais clientes deste serviço são o primeiro destinatário do produto mas a Jurinfor acredita que com este aplicativo irá também cativar novos clientes.



A barra jurídica funciona em versões 2003 ou posteriores do Office e a sua utilização implica o registo no Lex Portugal, que é gratuito e dá acesso a uma parte dos conteúdos disponibilizados. Nuno Mendonça diz que a prazo a Jurinfor poderá desenvolver software jurídico para Linux, embora por agora isso não faça parte dos planos da empresa, admitiu o responsável comentando a introdução de um sistema operativo de código aberto na justiça e um eventual crescimento exponencial do Linux.




Nota de Redacção: [2006-05-16 15:52] A notícia foi alterada na referência à data de disponibilização do download, que devido a alguns imprevistos técnicos deverá acontecer só na quinta feira e não entre hoje e amanhã.



Notícias Relacionadas:

2005-02-22 - Jurinfor avança com solução móvel de acesso a conteúdos jurídicos