A Blu-ray Disc Association estima que nos próximos três anos o formato de alta definição desenvolvido pela Sony, com o apoio de um conjunto de outras empresas, assuma o lugar que os discos convencionais de DVD ocupam actualmente, declararam os responsáveis da organização na CeBIT.



A previsão é sustentada por dados que mostram o avanço da aceitação do novo formato, tanto por fabricantes como por consumidores, face ao modelo HD-DVD criado pela Toshiba.



Desde Novembro do ano passado as vendas de equipamentos compatíveis com Blu-ray aumentaram cerca de 700 por cento. No Japão, 96 por cento dos reprodutores comercializados no último trimestre de 2006 enquadraram-se no segmento de hardware de alta definição.


Playstation 3 impulsiona aceitação do novo formato




A adopção do Blu-ray já é visível nas listas de produtos mais vendidos em lojas como a Amazon, onde o filme "007-Casino Royale" ocupa o oitavo lugar no top10 dos filmes mais procurados.



No continente europeu é esperada uma maior aceleração na procura de conteúdos Blu-ray após a entrada da PlayStation 3 no mercado, uma vez que, tal como já foi anunciado por diversas vezes, a nova consola da Sony utiliza o referido formato para reproduzir jogos e filmes.



No total já foram vendidos 5,2 milhões de discos Blu-ray e centenas de milhares serão distribuídos juntamente com a nova consola.



A fabricante japonesa complementa as estimativas da Blu-ray Disc Association com a apresentação dos números de vendas da PS3 no mercado mundial: 1,84 milhões nos Estados Unidos e Japão até ao fim de Dezembro do ano passado. Para a Europa a Sony prepara a entrada de um milhão de consolas no próximo dia 23 de Março.




Produtoras de filmes suportam Blu-ray




Sete em cada oito estúdios de Hollywood já colocaram à venda os seus filmes em formato de alta-definição. Destes, cinco suportam exclusivamente o formato Blu-ray, designadamente a Buena Vista, Lion's Gate, MGM, Sony e Twentieth Century Fox.



De acordo com a 20th Century Fox, que apoia o Blu-ray, as vendas semanais de filmes neste formato são três vezes superiores aos valores registados pelo valor obtido pelo HD-DVD.



Como complemento às vendas de discos Blu-ray já foram colocados no mercado discos BD ROM (para leitura) BD-RE, (regraváveis), e BD.R, para gravar conteúdos neste formato.

Notícias Relacionadas:

2007-03-07 - Filmes Blu-ray superam vendas do formato HD-DVD em Janeiro