A Associação Brasileira de Normas Técnicas votou contra a aprovação do formato OpenXML proposto pela Microsoft, o que dificulta a luta da empresa de Bill Gates para tornar o referido padrão numa alternativa ao Open Document Format (ODF), apoiado pela comunidade open-source como especificação para os documentos Office e já normalizado pela ISO.



Após analisar o formato, a ABNT definiu-o como "imaturo", principalmente devido aos 63 problemas técnicos encontrados, entre as quais, graves falhas de segurança no que toca à utilização de senhas de acesso e ao risco de contaminação por vírus informáticos, defende a ABNT.



Com mais esta decisão negativa a Microsoft vê dificultada a aprovação do OpenXML como padrão reconhecido pelo ISO, que no início de Setembro irá avaliar as respostas dos 104 países envolvidos na votação pela normalização do formato.



Entre os países que votaram contra a aprovação da proposta de norma estão o Canadá, Índia, Reino Unido e Estados Unidos que, na semana passada, rejeitou por um voto o padrão.



A Microsoft Brasil não se manifestou quanto à derrota do formato no país e limitou-se a referir em comunicado que "é importante destacar que a desaprovação recebeu diversos comentários técnicos que contribuirão para um aperfeiçoamento do formato OpenXML".



Por outro lado, o padrão tem vindo a registar votos favoráveis em alguns países. É o caso de Portugal, Alemanha, Dinamarca, Áustria, Sérvia ou Egipto.



Resta salientar que o OpenXML é o formato padrão de arquivos usado pela suite Office 2007, que concorre com o ODF, adoptado pelo OpenOffice e que foi aprovado como um padrão ISO no ano passado.




Nota de Redacção: A notícia foi alterada relativamente aos países que votaram contra a normalização do OOXML. A Alemanha não votou contra a proposta mas a favor, com algumas sugestões. A Nova Zelândia era também referida no texto como um dos países que votou contra a proposta, quando na verdade se absteve.




Notícias Relacionadas:

2007-08-14 - Estados Unidos dizem não ao formato de documentos proposto pela Microsoft

2007-08-01 - Portugal aprova standard OOXML proposto pela Microsoft