O Twitter foi ontem assolado por duas falhas de sistema que deixaram o serviço em baixo durante algum tempo. O problema já está resolvido e os responsáveis garantem que não esteve relacionado com um ataque externo.

A empresa de São Francisco identificou a causa dos problemas num bug proveniente duma infraestrutura de sistema do serviço. Um erro que segundo Mazen Rawashes, vice-presidente, "pode ter um impacto significativo em todos os utilizadores" e que, neste caso, fez com que o serviço fosse muito mais lento do que o normal, chegando a ficar offline.

O responsável do Twitter clarificou ainda que a indisponibilidade da rede social "não esteve relacionada com hacking, nem com o novo escritório [da empresa], ou com os avatares vindos de ficheiros Gif, como alguns especularam" (uma funcionalidade introduzida recentemente) refere, citado pela Reuters. A agência noticiosa garante, no entanto, ter recebido um email de um grupo de hacking denominado UgNazi que reivindica um ataque aos serviços do Twitter.


A falha no Twitter durou mais de uma hora. Terminou 15 minutos após o início do jogo que opôs Portugal à República Checa, ainda a tempo de ajudar os adeptos a acompanhar o jogo.

O encontro de futebol ganho com a cabeçada de Cristiano Ronaldo foi o que mais tweets fez gerar no campeonato (de acordo com dados disponibilizados pelo Twitteuro, um medidor de tendências do Twitter no âmbito da competição da UEFA).




O contratempo de ontem no Twitter foi o mais grave dos últimos oito meses, pelo menos no que se refere ao tempo que deixou o site de microblogging fora do ar. Nos últimos meses o Twiiter fez diversas atualizações e introduziu novas funcionalidades, melhorando a fiabilidade do serviço e o interesse.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Tiago Valente

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.