O grupo de empresas que apoia o standard de vídeo Blu-ray, uma das duas opções a sucessor do formato DVD, comunicou que pretende lançar no início do próximo ano uma versão do disco óptico com dimensões e capacidade mais reduzida para utilizar em câmaras de vídeo. A data de lançamento ficou marcada também para o início do próximo ano.




O objectivo do grupo, onde se incluem a Sony, Matsushita e Sharp é desenvolver discos com oito centímetros - quatro centímetros mais pequenos que os actuais discos desenvolvidos no âmbito da associação promotora do formato - que possam ser usados em câmaras de vídeo digitais com uma capacidade de 15 GB, cerca de 40 por cento menos que o permitido pela versão já disponível do formato.




O propósito é permitir aos utilizadores tirar partido do formato de forma idêntica ao que fazem com as cassetes hoje disponíveis no mercado (tempo semelhante de gravação numa única fita), com imagem de alta definição, mas usando um formato compatível com o leitor digital que dispõem em casa e com os seus PCs, explica o site Asia Biz Tech.




Não há para já indicações sobre o preço dos equipamentos baseados neste formato, mas sabe-se que serão dirigidos à gama alta do mercado.




Notícias Relacionadas:

2004-09-02 - VC1 e MPEG4 aprovados pelo consórcio Blu-ray

2004-08-13 - Primeira versão completa do formato Blu-ray aprovada