A Apple tem uma atualização planeada para o CarPlay que deverá viabilizar o pagamento de combustível diretamente no software.

A funcionalidade foi revelada no WWDC, no início de junho, mas uma vez que faltava clarificar alguns detalhes acerca da sua operacionabilidade, a mesma não recebeu grande atenção. A recente celebração de uma parceria com uma grande empresa norte-americana do sector da energia, permite à tecnológica credenciar o futuro desta ideia dado que a HF Sinclair anunciou planos para a implementação do sistema nos seus postos de abastecimento.

Crise de semicondutores força a BMW a vender veículos sem acesso a Android Auto e Apple CarPlay
Crise de semicondutores força a BMW a vender veículos sem acesso a Android Auto e Apple CarPlay
Ver artigo

Mais detalhes serão revelados nos próximos meses, mas a ideia consiste em retirar a exigência de ter de se dirigir ao interior da loja para pagar o combustível. Ao invés disso, passa a ser possível pagar pelo mesmo numa app através do CarPlay. A partir do momento em que a app estiver instalada e o método de pagamento validado, poderá escolher a bomba em que se encontra e fazer o pagamento sem ter de puxar da carteira.

Veja na galeria imagens do CarPlay:

A Apple tem planos para levar o CarPlay para um novo capítulo em que celebra parcerias com outros serviços com vista a amplificar as suas funcionalidades. Numa declaração feita à Reuters, o analista Horace Dedie afirmou que esta estratégia pode ter um impacto ainda maior do que o alegado e badalado veículo que a gigante está a preparar.

Apple quer continuar a substituir painel de instrumentos dos automóveis pelo CarPlay
Apple quer continuar a substituir painel de instrumentos dos automóveis pelo CarPlay
Ver artigo

"Esqueçam o Apple Car, o CarPlay é uma ideia maior", disse Dedie. Uma vez que "é escalável a vários milhões de carros", o software tem um impacto potencial maior e mais imediato. Com esta funcionalidade encaminhada, é possível imaginar que outras podem surgir e dar significado ao comentário do analista - desde o pagamento de estacionamento ao pagamento de portagens.

É importante referir que a Apple tem concorrência de peso neste segmento, com a Google noutra pista. A empresa está igualmente a preparar uma série de atualizações ao Android Auto e o despique promete acelerar o progresso neste sector.