A Tesla vai dar mais um passo no sentido de fazer progredir a autonomia dos seus veículos. A última atualização do software do seu sistema semi-autónomo Autopilot vai permitir que o carro mude de faixa sem que seja precisa a confirmação do condutor.

Anteriormente, o condutor podia ativar a função opcional de piloto automático (“Navigate on Autopilot”), mas era-lhe pedida a confirmação antes da execução de cada mudança de faixa. A Tesla anunciou que a partir de agora esta autorização poderá deixar de ser necessária, se o utilizador assim o preferir.

Pode ler-se no blog oficial da empresa: “se o condutor escolher a resposta “Não” à opção “Mudança de Faixa Requer Confirmação”, as mudanças de faixa ocorrerão automaticamente, sem haver necessidade de que o condutor confirme primeiro”. No entanto, por questões de segurança, esta mudança de faixa apenas acontecerá se o condutor tiver as mãos no volante.

A Tesla afirma ainda que a nova funcionalidade já foi testada internamente e será implementada no mercado norte-americano. Está prevista a introdução da função noutros mercados no futuro, estando o processo "pendente de validação e aprovação regulamentar".