O conceito de Shareconomy vai dominar a CeBit durante os cinco dias da exposição. Entre 5 e 9 de março a ideia de economia partilhada vai marcar as ofertas e as procuras de expositores e clientes. Mas na feira de Hannover o conceito de economia não se rege só através do capital financeiro: a produção e a colaboração de tecnologias e serviços entre empresas é vista como uma das soluções para o sucesso internacional.

A feira funciona como uma montra para a internacionalização, sobretudo de PMEs. A CeBit serve como barómetro das tendências do momento mas não é uma solução para os problemas que as empresas e as economias nacionais atravessam. Um dos grandes desafios dos grupos que marcam presença no encontro é conseguir rentabilizar a própria presença em Hannover.

A exposição vai estar dividida em quatro áreas diferentes: CeBit Pro, Lab, Gov e Life. Na parte Pro vão estar representadas soluções de negócio e industriais, bem como o sector da segurança e do pagamento móvel. Na secção Lab as áreas da robótica e realidade aumentada tê presença assegurada, bem como o futuro o 3D, tecnologia que dominou parte do ano tecnológico de 2012 e que este ano parece ter entrado numa fase de consolidação.

Na CeBit Gov vão ser explorados novos serviços que podem ajudar a aproximação entre o poder público e os cidadãos, e o conceito de “governo aberto”. A CeBit Life é a área mais virada para os consumidores e para as tendências de mercado como as aplicações, smart TV e mobilidade.

A feira alemã vai ter ainda uma vertente relacionada com a área do trabalho. Encontrar empresas, estabelecer contactos e promover as novas gerações que procuram entrar num mercado cada vez mais competitivo. A cloud, a mobilidade, as plataformas sociais e a Internet participativa são outras tendências que vão estar em destaque.

Sem entrar em grandes detalhes, foi adiantado que as outras grandes feiras como a Consumer Electronic Show ou a Mobile World Congress estão a concentrar algum do protagonismo, muito por causa dos produtos que são apresentados.

No caso da MWC que se realiza em Barcelona, e que é o maior certame sobre novidades de dispositivos moveis, o argumento é claro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico