![Centro de Competências em Cibersegurança do Centro vai investir 1,1 milhão de euros no apoio a 387 entidades](/assets/img/blank.png)
"Temos de preparar as instituições para uma sociedade cada vez mais digital. Ao abraçar essa dimensão estamos também a aumentar a exposição aos riscos para o desenvolvimento das nossas tarefas", afirmou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Nuno Carvalhinho, durante a apresentação do CCC-Centro, que decorreu hoje em Castelo Branco.
O consórcio do CCC-Centro integra as universidades de Aveiro e da Beira Interior, os institutos politécnicos de Castelo Branco, Leiria e Tomar, o Instituto de Telecomunicações e o Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT). Durante a apresentação, Joaquim Santos do IPCB, explicou que o CCC-Centro é um dos sete criados a nível nacional, no âmbito da Rede de Centros de Competências em Cibersegurança- C-Network.
O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dinamizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Tem uma dotação financeira superior a 1,1 milhões de euros e o seu objetivo passa por apoiar mais de 387 entidades da região Centro, no âmbito da cibersegurança.
Fazem parte das suas competências a capacitação humana e organizacional, inovação, resiliência e recuperação, sendo que os CCC estão dotados de especialistas com competências diversas e aptos para apoiar as organizações ao nível local e num modelo de proximidade.
As atividades dos centros são destinadas às entidades abrangidas pelo Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço (RJSC), entidades da Administração Pública e pequenas e médias empresas (PME).
O CCC-Centro fornece os seus serviços sem qualquer custo para as entidades apoiadas, com o objetivo de promover um incremento de maturidade e resiliência no que toca à cibersegurança.
Tem ainda como missão apoiar a transformação digital das organizações sob o ponto de vista de cibersegurança, fomentar a colaboração e cooperação entre as várias entidades, ao nível regional e nacional, e finalmente promover o empreendedorismo e a criação de ecossistemas regionais de cibersegurança.
A Rede C-Network pretende apoiar até 2026 cerca de 2.000 entidades, entre PME e da Administração Pública local e regional.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários