
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNSC) assinaram um acordo que prevê a transferência de competências na resposta a incidentes de segurança informática para o organismo criado em outubro de 2014.
O CNSC passa assim a desempenhar um papel que até aqui era feito pelo CERT.PT e assume a posição oficial de autoridade nacional ao nível da cibersegurança "relativamente ao Estado e a infraestruturas críticas", salienta um comunicado de imprensa.
A gestão e coordenação nacional de resposta a incidentes informáticos passa a estar também sob a alçada do CNSC, assim como a missão de coordenar e cooperar com várias entidades a nível internacional.
O protocolo assinado hoje, 25 de março, prevê ainda que o CNSC tenha algumas funções "didáticas" já que vai ajudar a FCT na consciencialização da utilização segura da Internet, vai promover as boas práticas ao nível da cibersegurança e vai partilhar ferramentas para a gestão de incidentes.
A nota de imprensa informa ainda que o atual CERT.PT continuará as suas atividades como RCTS CERT, "focado agora nas comunidades de investigação e de ensino ligadas à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade", sendo tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários