São dois os modelos que vão inaugurar a nova gama de computadores de baixo custo da Chip7, designada G Series. Os modelos têm preços a partir de 199 euros mas não incluem periféricos.

A empresa portuguesa de comercialização de material informático já tem à venda estes dois modelos, o G Series 313 e 713. Ambos têm procesadores AMD, um Sempron no caso do G Series 313 e um Athlon para o G Series 713, e o sistema operativo é o Linux gOS.

Segundo declarações da empresa ao TeK, a opção pelo Linux gOS prende-se especialmente com a facilidade de utilização e "o aspecto gráfico do
sistema operativo na óptico do utilizador, sendo muito dinâmico e activo". Ainda há seis meses a empresa tinha lançado um modelo com a distribuição Debian 4.0 que não tve impacto comercial. "Quando se fala em Linux no mercado português de consumo de informática é imediatamente associado o rótulo de sistema operativo complexo de trabalhar, pouca informação e formação na óptica do utilizador, falta de drivers para equipamentos comuns, ou até de equipamentos para especialista", explica fonte da empresa.

As características dos dois PCs são muito semelhantes, integrando ambos discos SATA de 160 GBytes, gravador de DVD e placa gráfica nVidia GeForce 6100. A par do processador a memória RAM marca a principal diferença, sendo de 1 GByte para o modelo mais barato e 2 GBytes para o modelo G Series 713.

Questionada pelo TeK a Chip7 confirmou que pretende lançar novos modelos com processadores Intel e AMD de maior performance.

Nota da Redacção: [17:29] A notícia foi corrigida na referência ao sistema operativo destes PCs.
[2008-04-25 16:34] A notícia foi actualizada com mais informação entretanto obtida junto da Chip7.

Notícias Relacionadas:

2007-11-14 - Chip7 oferece computador na compra de banda larga móvel