A AMD anunciou hoje uma reorganização das unidades de negócio. A empresa vai autonomizar as fábricas responsáveis pela produção dos seus chips, com o intuito de conseguir poupanças de custos.

A produção de chips passará a estar a cargo de um joint-venture que irá fabricar processadores não apenas para a AMD, mas também para outros fabricantes.

Esta joint-venture vai reunir fundos de grupos ligados ao governo de Abu Dhabi (através do Mubadala Development) e toma posse das fábricas da empresa em várias localizações, nomeadamente na Alemanha. Esta nova empresa vai chamar-se Foundry Co e conta com um investimento de 2,1 mil milhões de dólares de um dos fundos investidores, que também assume o débito da AMD no negócio.

A Mubadala Development já no ano passado tinha tomado uma posição de 8,1 por cento no capital da AMD. Hoje anunciou também um reforço desta posição, num investimento de 314 milhões de dólares que lhe permitirá passar a controlar 19,3 por cento da empresa americana.

A AMD mantém o segundo lugar no mercado mundial de fabrico de chips mas ao longo do último ano tem vindo a fragilizar a sua situação financeira, resultado de atrasos no lançamento de novas tecnologias e de alguns erros estratégicos. No segundo trimestre deste ano a empresa perdeu 1,9 mil milhões de dólares, quase o dobro do valor que tinha perdido no ano passado.