É hoje celebrada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a abertura do IBERGRID'2008, a segunda reunião dedicada a investigadores científicos da Península Ibérica envolvidos no desenvolvimento do sistema de computação GRID. A sessão será iniciada com a intervenção do reitor da UP, José Marques dos Santos, e Monserrat Torne, o director-geral para a Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Inovação espanhol


O evento, que decorre até ao próximo dia 14 de Maio, conta com a participação de vários oradores que irão mostrar a sua visão da tecnologia e dos seus benefícios ao serviço de áreas tão distintas como a saúde, prevenção de crises, protecção civil, entre outras.


Desenvolvido na Europa com a colaboração do CERN, o GRID foi trazido directamente para Portugal 2006 com o lançamento da Iniciativa Nacional GRID (INGRID) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Rede Ibérica de Computação GRID. Em dois anos, Portugal e Espanha atingiram resultados positivos sobre o futuro da tecnologia e no impacto que esta terá ao serviço das várias áreas da ciência, entre as quais a descodificação do genoma humano ou a cura de doenças infecto-contagiosas.



Notícias Relacionadas:

2007-04-18 - Portugal integra parceria europeia para computação de alto desempenho