Em 2010 a Cisco apresentou o Cius, a sua primeira e última investida no mercado de tablets. Agora a empresa anuncia que vai descontinuar o equipamento, explicando a decisão com o fenómeno da consumerização, que tornou pouco interessante produtos como o Cius, exclusivamente focados no mercado empresarial.



O equipamento, que em Portugal já era comercializado apenas a pedido dos clientes, continuará disponível para responder a “necessidades específicas” de clientes, explica OJ Winge, vice-presidente da Cisco Telepresença, no blog da empresa. No entanto, a companhia não pretende avançar com novas atualizações do produto.



A Cisco admite que, em vez de apostar em tablets especificamente preparados para o mercado empresarial, as empresas estão a optar por integrar os equipamentos pessoais dos colaboradores na organização e cita um estudo que já tinha divulgado: 95% das empresas permitem alguma forma de acesso e utilização de dispositivos pessoais no local de trabalho; 36% providenciam total suporte a equipamentos pessoais.



O Cius corre Android, integra um ecrã táctil VGA de 17,8 centímetros e duas câmaras. Suporta vídeo HD em tempo real e conta com um processador Intel Atom a 1.6 GHz. Integra com os recursos de comunicação e colaboração da Cisco.



Com o fim desta aposta, a Cisco passa a concentrar-se no software, onde assumem destaque as plataformas Jabber e WebEx.



A baixa popularidade do Cius também se aplica a equipamentos lançados por outros fabricantes, com a mesma orientação de mercado. A fracas vendas do Playbook da RIM e o fim do TouchPad da HP são dois exemplos nesse sentido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

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