Durante o Partner Summit 2016 para a zona da Europa Ocidental, que decorreu em Madrid nos últimos dois dias, a Huawei deu a conhecer os novos produtos e soluções que disponibiliza aos seus parceiros no mercado de Enterprise Business – servidores, armazenamento e data center. Mas é no cloud computing que a marca chinesa mais conta apostar nos próximos tempos, com uma nova abordagem de Cloud Managed Network.

Numa das várias apresentações que aconteceram durante este encontro destinado aos parceiros, Jeff Jiang, diretor de IT Solutions da Huawei Western Europe, conduziu as sessões relativas a novas soluções e produtos. E foi o português Joaquim Martins, também integrado neste departamento da empresa, que mostrou as soluções cloud que estão à disposição das empresas parceiras da Huawei.

O objetivo é que as empresas e os clientes “comecem a entender que a virtualização dos recursos é importante e que, com base nas aplicações certas, é possível economizar bastante dinheiro”. E, para que a evolução para a cloud seja “suave e eficaz”, a marca chinesa “dá apoio total aos seus parceiros”.

A Huawei vai começar a apostar ainda antes do 3º trimestre de 2016 na versão 6.0 do FusionSphere, a plataforma que a marca associa à corrente fase de Cloud 3.0 e que se baseia na tecnologia OpenStack (Open Cloud OS). Além das certificações para mais de 5.000 aplicações, um fator “sempre muito importante para os nossos clientes e que prova que a solução funciona efetivamente”, como garantem os responsáveis da área. Entre as novas funcionalidades estão a possibilidade de criar um data center virtual com base na cloud, o suporte Recovery Disaster, o OpenStack Cascading e a virtualização de desktop, por exemplo. As ideias base são “segurança, eficiência e agilidade”, segundo os responsáveis Huawei nesta área.

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Novas soluções
Além da plataforma FusionCloud indicada, na área dos servidores as atenções centraram-se no mais recente “reforço” da linha FusionServer: segundo a Huawei, o novo Kunlun Mission Critical Server é o único do momento com sistema 32-socket. A Huawei é actualmente o terceiro player nesta área, com crescimento na ordem dos 30% durante o último ano, segundo informações fornecidas no evento.

Já no segmento do armazenamento, a aposta continua a ser no SSD storage, com a linha Dorado V3 a incluir duas novidades – S2200T e 5300 V3 – e funcionalidades como erasure code e prevenção tripla contra falhas de discos, por exemplo.

Casos de sucesso
Jeff Jiang teve ainda tempo para revelar alguns casos de sucesso à escala global, junto de grandes marcas e entidades – Daimler/Mercedes-Benz, AIDA, Orange e NHS – que baseiam serviços dos seus portfólios em soluções Huawei. No caso da Daimler, por exemplo, é um sistema baseado em servidores Huawei FusionServer que sustenta um simulador de assistência à condução que ajuda a construtora automóvel a prever o comportamento dos veículos em caso de acidente. Por outro lado, os data centers dos navios de cruzeiro AIDA recorrem a soluções de storage OceanStor à popa e à proa, num sistema de comunicação constante.

O National Health Service do Reino Unido (NHS) é outro bom exemplo de implementação de soluções Huawei, nomeadamente a plataforma FusionSphere acompanhada de 128 CPUs e sistema de backups, tal como o projeto instalado pelo parceiro Splunk na Orange OAB, na área de big data apoiada na cloud.

“Não conseguimos fazer o nosso negócio sozinhos”, afirma Jeff Jiang, reforçando ainda o conceito de ecossistema em que a Huawei baseia a sua área de negócio. “Temos de ter os melhores parceiros em cada país para oferecermos as melhores soluções aos clientes finais”, completa.

Ecossistema de parceiros
A Huawei assenta o negócio Enterprise Business num lote de parceiros selecionado em cada país, como o TeK já deu conta, sendo que o Partner Summit 2016 serve todos os anos para distinguir as empresas com mais provas dadas de bom desempenho – são mais de mil parceiros certificados na região Western Europe.

Esta é uma política que está a dar bons resultados e que se aplica da mesma forma ao mercado português. A Huawei Portugal levou até Madrid 30 parceiros lusos, com duas empresas do nosso país a serem distinguidas no âmbito dos prémios anuais Huawei Partner of the Year – a Tecnocom e a 2DOIS.

O TeK teve ainda a oportunidade de falar com João Cabecinha, diretor da PT Empresas, acerca da forma como a presença num evento deste género pode ser vantajosa para as maiores empresas portuguesas. “É importante para a PT estar presente num evento como este, na medida em que ficamos a conhecer a estratégia da Huawei e as novidades que a empresa está a trazer ao mercado de momento. Mas também porque estão aqui presentes todos os parceiros, o que nos permite discutir negócios e estreitar relações, algo que se torna fundamental neste ecossistema”, explica.

“A Huawei é um parceiro de longa data da PT na parte de infraestrutura de operador. Ao entrarem também no mercado Enterprise, acreditámos que esta empresa iria conquistar uma posição forte também nesse setor, o que tem vindo a acontecer”, refere João Cabecinha.

O executivo da PT Empresas revela que a empresa tem trabalhado com a Huawei nas áreas de networking, wireless, IT e vídeo, sendo que a resposta “tem sido sempre muito positiva”. A PT trabalha com a marca chinesa igualmente nas áreas de routing, switching e servidores, bem como “no segmento dos dispositivos móveis, cada vez mais”.   

A Huawei conta já com mais de mil parceiros certificados na região Western Europe e na edição de 2016 do Partner Summit participaram 400 dessas empresas.