
O BiTalino está a ter uma performance muito positiva em todo o mundo: já existem cerca de 600 aparelhos que estão a ser trabalhados em múltiplos projetos, mas o destaque vai para alguns “sítios” de renome onde o hardware português já chegou: MIT, Intel, Samsung, entre outros.
Para o sucesso contribui o baixo custo do kit e as inúmeros situações em que pode ser aplicado. Atualmente o BiTalino está a ser integrado em volantes de carros e de bicicletas, em pulseiras que destrancam as portas com o movimento do braço, em comandos de consolas e pode ainda ser integrado na nova grande vaga de equipamentos, os wearable.
Um projeto onde o hardware nacional está a ser usado e se destaca dos restantes é ao nível das plantas. Os sensores do BiTalino podem ser ligados a um vaso, e o equipamento vai medir o nível de stress da planta – quando estiver com falta de água por exemplo, o utilizador recebe uma notificação no Facebook.
“O BiTalino tem possibilidades infinitas, o espírito é esse. Quando dás ferramentas às pessoas a criatividade é o limite”, enalteceu um dos responsáveis pelo projeto, Hugo Silva. Um dos grandes objetivos da equipa é ajudar a exportar tecnologia portuguesa para o estrangeiro e passar a ideia de que “cá não é só futebol, praia e pastéis de nata”.
[caption][/caption]
Mas a fama não subiu à cabeça do BiTalino e dos seus criadores, e por isso também estão a participar no concurso de programação do Codebits. O projeto chama-se Tubitas e consiste num robô Bot'N'Roll que vai ser controlado através de movimentos do corpo humano. Rode a cabeça e veja a “cabeça” do robô também a rodar. Aperte a mão e veja a garra da máquina a corresponder.
“Queremos humanizar o robô”, explicou Hugo Silva da equipa que desenvolve o BiTalino. O projeto é apelidado pelo investigador como “multinacional e multidisciplinar” pois além de envolver várias valências técnicas, tem também um elemento espanhol que está a tratar do desenvolvimento de uma componente para Android.
O Codebits foi ainda o palco da estreia mundial do código open source que permite imprimir em 3D uma caixa dura para esconder todos os componentes de eletrónica e fios que possam estar ligados ao BiTalino.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários