Drones controlados remotamente estão a ser testados para encontrar e destruir plantações de coca, as plantas que dão origem à droga cocaína. Até agora foram testados 10 dispositivos, segundo adianta o Wall Street Journal, carregados com o herbicida glifosato, que resultou na destruição de centenas de hectares de coca.

Os drones, que foram fornecidos pela empresa Fumi, pesam cerca de 23 kg e conseguiram eliminar cerca de 90% das plantações de coca por cada meio hectare.

Ao trocar o tradicional sistema de utilização de pequenos aviões por drones, os agentes esperam obter uma maior precisão a baixa altitude, sem correr o risco de atacar culturas “inocentes” no redor. O drone pode aproximar-se mais da coca e pulverizá-la, sem causar danos colaterais. As Nações Unidas divulgaram um relatório dando conta de um aumento de 11% do cultivo da coca, passando de 188 mil hectares de 2016 para 208 mil hectares em 2017.

As autoridades colombianas estão cientes que esta prática de combate ao narcotráfico poderá originar mais conflitos entre os agricultores da coca e as forças policiais que estão a operar no terreno para comandar os drones. Tendo em conta que os drones voam em baixa altitude e necessitam reabastecer constantemente o herbicida, as tensões podem ser elevadas. Isto porque a coca confere um conforto económico maior que qualquer outro cultivo legal.