O  laboratório científico da Agência Espacial Europeia (ESA) foi lançado em órbita a bordo do Space Shuttle Atlantis do Kennedy Space Center a 7 de fevereiro de 2008 e foi agregado à Estação Espacial Internacional (ISS).

tek columbus

Neste 10 anos de atividade, têm sido várias as experiências levadas a cabo pelos membros da tripulação para ajudar os cientistas na Terra a entender os impactos da vida no espaço.

​Realizar e repetir experiências tem produzido resultados inovadores, com inúmeros trabalhos científicos a serem publicados com base nas conclusões dos estudos feitos no Columbus.

Uma das investigações levadas a cabo no laboratório é o cultivo de plantas em microgravidade ou sem gravidade de forma a desenvolver sistemas para produzir alimentos para os astronautas em missões de longa duração.

Aprenda a criar alfaces e tomates a bordo da Estação Espacial Internacional
Aprenda a criar alfaces e tomates a bordo da Estação Espacial Internacional
Ver artigo

Os investigadores do Columbus concluíram que as plantas se conseguem adaptar e germinar a partir de sementes, adaptando-se muito bem às diferentes condições espaciais.

As experiências com animais também existem no espaço, com os ratos a serem cobaias num estudo que tem como objetivo melhorar a saúde muscular em condições de microgravidade e apesar da falta de exercício.

Dois grupos de 20 roedores vivem a bordo do ISS durante um e dois meses. O primeiro grupo de ratos tratados e controlados são reenviados para a Terra após cerca de 30 dias. O segundo grupo de animais permanece na ISS por aproximadamente 60 dias.

Com os resultados do estudo os cientistas querem desenvolver terapias para doenças relacionadas com os músculos.

Esta infografia mostra 10 factos relacionados com a Columbis e aqui pode assistir à celebração de uma década de atividade.

tek columbus