Conhecido inicialmente como Project Leonard, quando a Sony o revelou em janeiro, o agora batizado Comando Access foi desenhado para não deixar ninguém fora de jogo. Pensado para a acessibilidade, o objetivo é que os utilizadores com deficiências, sobretudo físicas e motoras, se sintam mais confortáveis a jogar na PlayStation 5.

O comando pode ser personalizado pelos jogadores, desmanchando-se por completo, como se fosse construído em LEGO, e garante a utilização por mais tempo sem causar fatiga. A Sony revelou que o Access chega no dia 6 de dezembro por um preço de 89,99 euros, mas as pré-encomendas podem ser feitas a partir da próxima sexta-feira, dia 21 de julho. O comando terá objetivos semelhantes ao do Xbox Adaptive Controller da Microsoft.

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A Sony explica que o Access pode ser operado em qualquer orientação de 360º, podendo ser colocado e utilizado em superfícies planas ou encaixados a um suporte padrão AMPS, suportes com padrão normalizado para acoplar equipamentos de acessibilidade.

O comando foi desenhado em colaboração com a comunidade de acessibilidade, testado por jogadores com deficiências. E permite a cada um criar o seu esquema de botões, personalizando a sua cobertura do manípulo como desejarem.

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Os jogadores podem criar perfis personalizados com os botões reconfigurados, atribuírem dois controlos ao mesmo botão, ajustarem a sensibilidade dos manípulos e a sua zona morta, entre outras coisas. E podem alternar rapidamente entre os perfis personalizados.

A fabricante japonesa tem investido na acessibilidade nos seus jogos, oferecendo dezenas de opções para “quebrar barreiras” e não deixar ninguém de fora, seja a jogar um God of War Ragnarok ou The Last of Us. O Access é assim o passo seguinte na sua estratégia e está a ser produzido com a contribuição e feedback de especialistas em acessibilidade, membros da própria comunidade, organizações e developers de videojogos.

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