A Comissão Europeia (CE) prepara o lançamento de uma plataforma industrial de nanotecnologia durante o próximo ano. Esta integrará os vários agentes do sector que operam nos Estados-membros.



Está igualmente considerada a atribuição de 700 milhões de euros pelo executivo europeu à investigação no domínio das nanotecnologias, investimento realizado no âmbito do sexto Programa Quadro de Investigação, vigente entre 2003 e 2006.



Segundo a CE, o objectivo é encorajar os Estados-membros e a indústria a investir ainda mais neste domínio. "A nanotecnologia é um elemento chave do desenvolvimento sustentado", que, segundo o comissário europeu da tutela, Philippe Busquin, "permitirá à Europa avançar para fazer mais e melhor com menos recursos".



Entre as aplicações ligadas à nanotecnologia podem encontrar-se o armazenamento e distribuição de energia, bio-análise ou a robótica.



A tecnologia foi tema de uma conferência organizada ontem, em Copenhaga, pelo ministro dinamarquês da Ciência e por Philippe Busquin que pretendia incentivar os Quinze e as empresas comunitárias a investir no sector.



Notícias Relacionadas:

2002-06-11 - IBM coloca 1 Terabit num cartão perfurado do tamanho de um selo postal

2002-01-24 - HP e UCLA recebem patente por tecnologia de construção de chips à escala molecular

2001-06-22 - Ministros da Investigação da UE debatem VI Programa Quadro